TRANSPORTE PÚBLICO

Páginas: 8 (1756 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O TRANSPORTE PÚBLICO

1. INTRODUÇÃO

“ O transporte público precisa ter prioridade
em relação ao transporte individual.”
CDH ( Comissão de Direitos Humanos )

A motivação para estudar a história do transporte público, foi pelo fato de que nos dias de hoje, mesmo com toda a evolução, tecnologia e modernização, deparamos com um número excessivo de pessoas que utilizam transporteindividual ao invés do coletivo.
O transporte público vem sendo desenvolvido e adaptado ao longo de muitos anos.
Então por que tamanha rejeição? Sendo que durante seu desenvolvimento a preocupação com a adequação das pessoas com este transporte sempre foi e vem sendo uma questão tão importante. Cada vez mais melhorando e tentando adaptações de acordo com cada pessoa, para que o uso desse transporte sejamais apropriado e seguro.
Muitos alegam a falta de conforto. Os críticos ressaltam:

“Muito se fala da substituição de automóveis pelo transporte coletivo. Afinal, gastar combustível uma vez só para levar 100 pessoas apertadas polui menos do que 100 pessoas fazendo o mesmo trajeto confortavelmente em seus automóveis.”

Mas é importante sim, lembrarmos que esse meio de transporte também vemsendo o mais apropriado no que diz respeito à poluição, pois foi um dos primeiros a fazer uso dos combustíveis sustentáveis, que não agridem tanto o meio ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas.
Quanto ao conforto, por que o transporte público não esta mais oferecendo conforto? Levanta-se esta questão, do qual este estudo buscará uma resposta.
Sabemos que o transporte público é parteessencial de uma cidade garantindo o direito de ir e vir de seus cidadãos. O transporte coletivo tem o potencial de promover uma série de vantagens para a população, ampliando sua capacidade de locomoção e seu bem estar, tornando as pessoas mais felizes, mais ricas e mais saudáveis.
As pessoas estão esquecendo-se do quanto é importante o transporte público para o povo.
Alguns dizem que sóutilizam ainda por não terem outro jeito (como obrigação, castigo), não enxergam como benefício adquirido.
O que fazer para que possam enxergar como tal?
No entanto faz-se discutir as diferentes reflexões para o conhecimento de um aspecto tão importante quanto à história, a evolução e o desenvolvimento do transporte público em beneficio das melhores condições urbanas.
Sabe-se que um dos maioresmotivos para as pessoas abandonarem o transporte público e usarem seus próprios veículos, e quem não tem faz de um tudo para adquirir, é a falta de informação sobre esse sistema, até porque em geral, todos os seguimentos da sociedade são beneficiados pela existência do transporte público.


Palavras-chave: Caracterização, Importância, Benefício.










2. JUSTIFICATIVA


“... ojeito é andar de carro, eu pago para não usar ônibus.”

Por ouvir muitas vezes esta frase esta foi a razão pela qual escolhi este tema.
O transporte público é um fato histórico de organização e do planejamento urbano.
Pois a realidade da sociedade é determinada pelo conhecimento da realidade histórica, é a apropriação teórica, interpretação e avaliação dos fatos.
O transporte público éimportante demais, por seu aspecto social e democrático, pois é acessível às pessoas de baixa renda, para aqueles que não podem dirigir (crianças, adolescentes, idosos, deficiente, etc.), além de ser uma boa alternativa para amenizar os problemas de congestionamento, poluição, acidentes, enfim, melhorar a qualidade de vida da população das cidades de pequeno, médio e grande porte.
Devido ao aspectonegativo de muita gente em relação ao transporte coletivo e para que opinião possa ser mudada, é fundamental resgatar a sua história, e saber que para se obter a boa qualidade é fundamental que se tenha definidos os seus objetivos, direitos e obrigações, dando assim satisfações aos usuários.
Considerando o tempo histórico, o estudo tem influência sobre a comparação do transporte público em relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • transporte publico
  • transporte publico
  • Transporte Público
  • transporte publico
  • Transporte Público
  • Transporte Público
  • Transporte publico
  • transporte público

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!