resenha problemas atuais da bioetica

Páginas: 7 (1587 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PESSINI, L.; BARCHIFONTAINE, C. P. de. Problemas Atuais de Bioética. 7. ed. São Paulo: Centro Universitário São Camilo: Edições Loyola, 2005. 584 p.
Leo Pessini nascido no dia 14 de maio de 1955 em Santa Catarina, Pessini fez os primeiros votos em 1975, a profissão perpétua em 1978 e foi ordenado sacerdote em 1980. Atualmente é o Superior Provincial do Brasil e um dos especialistas em Bioéticamais conhecidos e respeitados no país. Licenciou-se em Filosofia na Escola Nossa Senhora da Assunção de São Paulo e em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Cursou estudos em Educação Pastoral Clínica e Bioética no St. Lukes’s Medical Center dos Estados Unidos (1982-85). Doutor em Teologia Moral, com especialização em Bioética. Sua tese de doutorado tem como título Distanásia: atéquando prolongar a Vida?, que foi publicada pela Editora Loyola em 2006.
Os padres Leo Pessini e Christian de Paul de Barchifontaine, veem através desse livro apresentar os problemas atuais de bioética de maneira clara e permitindo que o leitor tome sua posição contrária ou a favor do que é dito no referido texto. Na década de 1970 o termo Bioética é relacionado com o objetivo de deslocar adiscussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico. Em linhas gerais a bioética é resolver conflitos, problemas que são impostas pela ciência. Esclarecer e resolver questões pelo avanço e pela aplicação da medicina e da biologia. Tal tema amadureceu e de várias formas, uma delas foi como filosofia moral praticada na medicina. Ela estuda conjunto de conceitos e práticas queservem para proteger os seres vivos dos efeitos das práticas humanas. É a aplicada a vida e, abrange temas que vão desde uma simples relação interpessoal até fatores que interferem na sobrevivência do próprio planeta. O nascimento da bioética surgiu como um marco crítico de reflexão de valores a frente dessa revolução em todas as ciências da vida e da saúde. A palavra ‘bioética’ designa umconjunto de pesquisas, de discursos e práticas, que têm por objeto esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e a aplicação das tecnociências biomédicas.
O surgimento da bioética, se deu a partir de pesquisas em laboratórios com pesquisadores indagando-se sobre o tema, contrariamente a algumas fontes que ligam seu surgimento a igreja, nesse sentindo a bioética é multidisciplinar,ou seja, todos trabalham juntos de forma ordenada em prol de um ideal, a mesma prega um diálogo multicultural onde a bioética se torna acessível a todos e de todos, não um único povo ou uma única nação se aproprie dela de maneira individual, em um caráter informativo entre as nações a bioética é representada pela IAB, a qual tem seu objetivos educacionais e científicos estabelecido, onde a mesmajá realizou 11 conferência sobre o tema bioética pelo mundo, estando presente por todo o mundo. A IAB também tem atuações em parcerias com a ONU e com a UNESCO com o comitê internacional de bioética. Em solo brasileiro a bioética demorou, a chegar por sabendo-se que seu surgimento se deu em 1970, a mesma veio desembarca em nossas terras a partir 1990, esse atraso pode ser creditado aos considerados“anos de chumbo” que foram impostos pela ditadura militar, com isso seria praticamente impossível que algo do gênero fosse implatado pelos militares, pois seria algo que fugiria do seus controles, mas com a “constituição cidadã”, se seguiram muitas mudanças entre a criação de um novo Código de ética médica em 1988, o que impulsionou a entrada da bioética ser introduzida no Brasil. Assim em 1992 écriada a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).
O texto objetiva-se em ajudar os profissionais de saúde e interessados pelos problemas atuais da bioética no âmbito da saúde em especifico, através dessa obra de modo quer cada se sensibilize e tome sua posição de acordo com seu julgamento feito, diante as ideias apresentadas. O autor, não fundamentou sua obra em torno de uma moral religiosa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Problemas atuais
  • Resenha bioetica
  • Resenha Bioética
  • RESENHA BIOéTICA
  • resenha bioetica
  • Resenha Bioética
  • RESENHA DO TEXTO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONDIÇÕES E PROBLEMAS ATUAIS Bernardete A. Gatti
  • COMPREENSÃO ATUAL DO PROBLEMA HERMENÊUTICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!