resistencia dos materiais

Páginas: 5 (1007 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Exercício1:

A viga suporta a carga distribuída mostrada. Determinar a carga interna resultante na seção transversal que passa pelo ponto C. Suponha que as reações nos apoios A e B sejam verticais.





















Exercício 2:
A viga suporta a carga distribuída mostrada. Determinar a carga interna resultante nas seções transversais que passam pelos pontos De E.Assumir que as reações nos apoios A e B sejam verticais.




















Exercício3:
A lança DF do guindaste giratório e a coluna DE têm peso uniforme de 50lb/pé. Se o guindaste e a carga pesam 300lb, determinar a carga interna resultante nas seções transversais que passam pelos pontos A, B e C do guindaste.




















Exercício 4:
Determinar acarga interna resultante que atua na seção transversal no ponto B na figura abaixo.























UNIDADE 1B

Exercício1:
O conjunto de eixo consiste de um cano AB e uma haste maciça BC. O cano tem 20mm de diâmetro interno e 28mm de diâmetro externo. A haste tem 12mm de diâmetro. Determinar a tensão normal média nos pontos D e E e representar a tensão em umelemento de volume localizado em cada um desses pontos.























Exercício2:

A luminária de 50l é suportada por duas hastes de aço acopladas por uma nelem A. Determinar qual das hastes está sujeita à maior tensão normal média e calcular seu valor. Suponha que =60°. O diâmetro de cada haste é dado na figura.Exercício3:

A coluna está submetida a uma força axial de 8kN no seu topo. Supondo que a seção transversal tenha as dimensões mostradas na figura, determinar a tensão normal média que atua sobre a seção a-a. Mostrar essa distribuição de tensão atuando sobre a área da seção transversal.



















Exercício4:

O bloco de escória tem as dimensões mostradas. Supondo que eleesteja submetido a uma força P=800lb, aplicada em seu ponto médio, determinar a tensão normal média sobre o material. Mostrar a resultante que atua sobre um elemento de volume infinitesimal do material.




















Exercício 6:
A viga AC mostrada abaixo está submetida a uma força vertical de 7kN. Determinar a posição x de aplicação da força de modo que o esforço decompressão médio no apoio C seja igual ao esforço de tração no tirante AB. A haste tem uma área de seção transversal de 320mm², e a área de contato em C é de 580mm².


















Exercício7:
A treliça é feita de três elementos acoplados por pinos tendo as áreas da seção transversal mostradas na figura. Determinar a tensão normal média desenvolvida em cada elemento quando atreliça é submetida à carga mostrada. Indicar se a tensão é de tração ou de compressão.




















Exercício 8:
A roda de apoio em um andaime é mantida em posição na perna por meio de um pino de 4mm de diâmetro. Supondo que a roda esteja submetida a uma força normal de 3kN, determinar a tensão de cisalhamento média desenvolvida sobre o pino. Desprezar o atrito entre aperna interna do andaime e o tubo usado na roda.



















Exercício 9:
O bloco plástico está submetido a uma força de compressão axial de 600N. Supondo que as tampas superior e inferior distribuam a carga uniformemente por todo o bloco, determinar as tensões norma e de cisalhamento médias ao longo da seção a-a.



















Exercício10:
Ajunta está submetida à força de 6kip do elemento axial. Determinar a tensão normal média que atua nas seções AB e BC. Supor que o elemento é plano e tem 1,5 polegada de spessura.





















UNIDADE 1C
Exercício1:
Determinar a área necessária da seção transversal do elemento BC e o diâmetro dos pinos A e B com aproximação de 1/16 pol se a tensão normal admissível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resistência dos materiais
  • Resistência dos materiais
  • Resistência dos Materiais
  • resistencia de materiais
  • Resistencia dos materiais
  • Resistencia dos materiais
  • Resistencias dos Materiais
  • Resistencia dos materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!