Transnacionais

Páginas: 2 (352 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2013
Muitos autores adotam as expressões multinacionais e transnacionais como sinônimos. Outros, no entanto, consideram diferenças peculiares entre elas, a saber:

. MULTINACIONAIS > são empresas quemantêm filiais em vários países do mundo, comandadas a partir de uma sede situada no país de origem.

. TRANSNACIONAIS > são empresas cujas filiais não seguem as diretrizes da matriz, pois possueminteresses próprios e às vezes conflitantes com os do país no qual se originaram (Vesentini, 2003).

Ou ainda, são aquelas empresas que procuram se adaptar às singularidades e à cultura local do paísonde se encontram instaladas.
Eu prometi, aos alunos de ambas as escolas em que trabalho (E.E. Assis Chateaubriand e E.M. Dilermando Cruz), que iria disponibilizar o endereço de um site para pesquisaa respeito do país de origem de certas empresas estrangeiras (multinacionais ou transnacionais), tal como está sendo feito o trabalho em cima do Hino Marketeiro.

Há muitos anos, eu trabalho emcima desta versão do Hino Nacional, acerca da economia global, com a expansão e distribuição de empresas estrangeiras (multinacionais) nos países subdesenvolvidos e, neste caso, especificamente, emnosso território, cujo cenário se aplica também às nacionais.

Quero deixar bem claro que a intenção da atividade com o Hino Marketeiro ou Hino das Propagandas é meramente de caráter didático, tendo emvista o assunto que estamos estudando, que envolve as caarcterísticas do capitalismo, o fenômeno da Globalização, o poder da industrialização e da sociedade de consumo, entre outros aspectos.Como sabemos, o hino é um dos símbolos nacionais e o nosso objetivo aqui não é de desrespeito, mas sim de discutirmos a intenção do autor ao criar esta paródia.

Eu desconheço a autoria desta versãodo Hino Nacional (paródia) e, apesar de saber que o Hino é um dos Símbolos Nacionais, quero deixar bem claro - aqui - que a intenção não é de desrespeito, mas sim de discutirmos a intenção do autor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • transnacionais
  • transnacional
  • transnacionais
  • Transnacionais
  • empresas transnacionais
  • O ESTADO TRANSNACIONAL
  • empresas transnacionais
  • Corporações Transnacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!