Transferencia

Páginas: 4 (931 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia – Noturno







Teoria Psicanalítica
Profª. Regina



















Campinas
Maiode 2012
Questões
1. Qual o significado o primeiro sonho de Dora?

O primeiro sonho aconteceu pouco depois da cena no lago e as associações feitas a partir dele permitiram identificar váriassubstituições, que se equivalem entre si. No caso, Dora, sua mãe e a Sra. K e seu pai e o Sr. K. e também o significado que poderia designar a colocação “caixa de joias”, podendo ser empregada para indicarórgãos genitais.
Freud vê, nas associações, a substituição de queimar por seu antônimo molhar, com evidente conotação sexual: substituição pelo oposto. O sonho contém, por Freud, um materialinfantil que não guarda relação alguma, à primeira vista, com o propósito de Dora de escapar da casa do Senhor K, e da tentação de sua presença. Dora invoca a afeição infantil pelo pai a fim de se protegerda afeição atual por Sr. K.
O desejo de substituir o Sr. K por seu pai, forneceu a força impulsora para o sonho. Então, o que estaria de forma oculta em seus sonhos seria a sua paixão pelo Sr. K.2. Qual o significado do segundo sonho de Dora?

O segundo sonho foi relatado por Dora em uma sessão, mas na segunda sessão, que foi quando Dora acrescenta duas coisas ao sonho: 'Eu me viadistintamente subindo as escadas', e 'Quando ela respondeu, fui para meu quarto, mas nenhum pouco triste e comecei a ler um grande livro que estava sobre a minha escrivaninha. ' Segundo Freud, este sonhomostra o desejo de vingança de Dora contra seu pai. Através desse sonho ela pôde realizar o desejo de ler calmamente o que ela queria. E seu pai estando morta, ela poderia ler ou amar à vontade.
Aapendicite foi descoberta através desse sonho, Dora conta a Freud que certa vez ouviu comentarem que seu primo estava com apendicite e, então, procurou saber do que se tratava e leu na enciclopédia quais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transferencia
  • Transferencia
  • Transferência
  • transferencia
  • transferencia
  • Transferencia
  • transferencia
  • Transferência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!