transferencia

Páginas: 3 (571 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014



Lívia Pereira.

Em que o conceito de “transferência” para a teoria psicanalítica, auxilia/instrumentaliza o psicólogo em um processo de psicodiagnóstico clínico?

O processo detransferência na clínica pode ser designado dentro da Teoria Psicanalítica como um fenômeno clínico, inconsciente, o qual auxilia o indivíduo a busca pela sua cura (FREUD, 1996).
No setting terapêutico opaciente traz suas fantasias ao analista por meio de seu inconsciente, seu objeto de uso são conteúdos do passado, libidinais, atos afetivos, os quais persistem e vem à tona frente ao analista. Sendoassim, no tratamento analítico o paciente através de sua libido e do rastreamento desta, faz com que esses elementos sejam acessíveis a consciência, trazendo-os de forma útil para sua realidade (FREUD,1996).
Deste modo, o papel da transferência no psicodiagnóstico clínico é fazer com que o analista diante de sua experiência, habilidade e inconsciente, tanto seu quanto do paciente, se vinculem entresi, tomando um o inconsciente do outro, ocasionando em um único fenômeno inconsciente, isto é, o fenômeno da relação analítica (NASIO, 1995).
A transferência ainda no tratamento utiliza-se de umaarma, a resistência, como forma de conservar o estado das coisas, algo que continua reprimido no psiquismo do individuo (FREUD, 1996).
Segundo Freud (1996), existe dois tipos de transferência, apositiva e a negativa. A primeira se subdivide em duas, a transferência positiva de sentimentos afetuosos e transferência de prolongamento de sentimentos afetuosos. A de ordem negativa englobasentimentos hostis e agressivos. Ambas se dirigem para a figura do profissional com mecanismo de atualização de fantasias de objetos na relação que ali se estabelece.
O manejo da transferência nopsicodiagnóstico (embasado em psicanálise) exige do profissional conhecimento profundo da vida inconsciente e experiência, pois a transferência não é mera repetição de relações passadas, mas a fantasia se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transferencia
  • Transferencia
  • Transferencia
  • Transferência
  • transferencia
  • transferencia
  • Transferencia
  • transferencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!