transferencia

Páginas: 2 (416 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
Aspectos humanistas, existenciais e fenomenológicos presente na abordagem centrada na pessoa


A proposta do presente resumo, teve como objetivo analisar e compreender significativamente, osaspectos e co-relações humanistas, existenciais e fenomenológicas presentes na abordagem centrada na pessoa.

A Abordagem Centrada na Pessoa ou ACP é uma abordagem das relações interpessoaisdesenvolvida pelo psicólogo americano Carl Rogers (1902-1987), um dos mais renomados psicólogos do século XX e um pioneiro na pesquisa científica em psicoterapia.

A ( ACP ) coloca o ser humano, no centrodo entendimento do fenômeno presente, ou seja, destaca a relação com a pessoa humana como fator principal, afirmando que a relação humana, deve ser a base da produção de conhecimento sobre o fenômenopsicológico.

Para Rogers no momento da terapia, o terapeuta não é apenas um observador, mas um participante em questão.
Onde ocorre um processo, em que o conhecimento do terapeuta se funde com asexperiências do sujeito, e o evento presente passa a ser vivido, do que meramente analisado.

As teorias de Rogers tinham bases, positivista e cientificista e foi desenvolvida através do empirismo,pois desenvolveu a mesma em campo, através de seus pacientes durante o processo terápeutico.

O texto apresenta a idéia de positividade, pois essa visão é um principio que orienta a vida e asenumeras possibilidades que o ser humano tem de operar de realizar mudanças em seu alto conceito.
Rogers na abordagem centrada na pessoa, prioriza o resgate ao respeito pelo ser humano, destacando ovalor das experiências do mesmo, como um fator importante para o crescimento.

A terapia desenvolvida por Rogers, procura focar-se na relação com o outro promovendo laços, vínculos e possibilitando umdeterminado paciente em seu processo terápico, ter as devidas condições psicológicas necessárias, para com que o mesmo tenha maior ênfase em seu processo terapêutico.

A ( ACP ) é baseada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transferencia
  • Transferencia
  • Transferencia
  • Transferência
  • transferencia
  • Transferencia
  • transferencia
  • Transferência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!