Tranças de bintu

Páginas: 10 (2323 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
Introdução

Muito já se discutiu sobre a educação infantil e o direito dessas crianças em terem acesso a uma educação de qualidade. No entanto, percebemos ao longo da história que embora diversas leis já tenham legitimado esse direito, muitas dificuldades ainda se encontram para transformar essa teoria em prática. Para que possamos promover o desenvolvimento integral da criança, não bastaapenas conhecer os pressupostos teóricos e metodológicos da educação infantil, mais também compreender que a criança com a qual trabalhamos está inserida dentro de um contexto sócio- histórico particular, que deve ser observado, pois ela possui especificidades que as caracterizam como sujeitos diferentes.
Segundo a teoria de Piaget nas crianças de 0 a 5 anos. Adquirir esse conhecimento efundamental para a organização do trabalho pedagógico do educador infantil, uma vez que contempla cuidar respeitando os interesses e
ossível compreendermos que a creche fundada no século XVII tinha como único objetivo o de atender as necessidades da mãe trabalhadora. necessidades da crianças.
Com base no histórico da educação infantil, é p
Esta realidade existencial da creche também adentrou ouniverso brasileiro interferindo nas formas de pensar e de agir dos profissionais que atuavam nas creches com as crianças brasileiras. No entanto, grandes modificações conceituais e práticas começam a acontecer no século XX, principalmente no final da década de 70 e inicio da década de 80.
Estas mudanças ocorrem devido á preocupação de pesquisadores, teóricos e estudiosos da educação para aprimeira infância, quando direcionaram o seu olhar em seu foco de pesquisar para o desenvolvimento infantil e consequentemente para o bem-estar das crianças desde a mais tenra idade.
Em 1988, com a nova constituição federal, o Brasil, na figura do estado, passa a reconhecer a sua responsabilidade com a educação da criança da primeira infância e busca efetivar sua responsabilidade educacional,garantindo legislativamente o direito a todas as crianças brasileiras, de 0 a 6 anos de idade,de serem cuidadas e educadas em centros de educação infantil.
Somente em 1996 através das leis de diretrizes e bases da educação nacional- LDB9.394/96 a educação infantil se integra a o sistema de ensino, caracterizando a ¨creche¨ como sendo um atendimento dado ás crianças de 0 a 3 anos e a pré-escolacomo um atendimento dado ás crianças de 4 a 6 anos (Brasil,1996).
Ainda hoje, árduo tem sido o trabalho em prol do ressignificar o conceito de creche (atendimento dado á crianças de 0 a 3 anos), tanto na viso da família de muitos educadores. No entanto, uma das formas de mudança de conceito que tem se mostrado eficiente neste processo é a elaboração da proposta pedagógicas feitas pelaspróprias instituições com a participação da família e da comunidade escolar, uma vez que ao elaborarem a proposta pedagógicas os envolvidos vão percebendo o caráter educacional presente na creche.
Portanto é fato consumado que o ato de cuidar e educar presente na prática pedagógica mediadora do educador infantil auxilia a aprendizagem das capacidades das crianças, e consequentemente o seudesenvolvimento global. Assim, são imprescindíveis e necessários na organização do trabalho pedagógico.
Foi possível verificarmos como indissociar as ações de cuidar e ducar a criança de 0 a 5 anos. Reconhecendo portanto a importância de contemplar no planejamento objetivos que eduquem cuidando e que cuidem educando. Realizar essa ação faz com que o educador infantil cumpra o seu papel enquanto mediadorda aprendizagem.
Discutir sobre o perfil do educador infantil pressupõe inicialmente o conhecer o histórico e o conceito desta profissão emergente. Assim, a literatura existente sobre o papel do educador é bastante vasta,ela de nota os desafios constantes voltados á formação continua desse profissional. Neste contexto de mudanças das feras assistencialista para esfera educacional, o perfil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tranças
  • tranças
  • As tranças Bintou
  • TRANÇAS DE BINTOU
  • Tranças de bintou
  • As tranças de bintou
  • As tranças de bintou
  • Tranças bintou

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!