Trajetória do Serviço Social

Páginas: 8 (1778 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social














A QUESTÃO SOCIAL AO LONGO DA HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL



















Paracatu
2013




















A QUESTÃO SOCIAL AO LONGO DA HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL






Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Psicologia Geral; Filosofia, Sociologia, Política social.









Paracatu
2013


SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................. 4

2 A QUESTÃO SOCIAL NO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL ........................ 4

3 TRAJETÓRIA DA QUESTÃO SOCIAL NOSURGIENTO DO SERVIÇO SOCIAL ATÉ OS DIAS DE HOJE. ........................................................................................................ 5

4 COMO A POPULAÇÃO SE MANIFESTA CONTRA AS EXPRESSOES DA QUESTÃO SOCIAL NA SOCEIDADE AUTAL. ..............................................................6

5 CONSIDERAÇOES FINAIS..........................................................................................6

6 REFERENCIA BIBIOGRAFICAS .................................................................................7
























1 INTRODUÇÃO
Como se sabe questão social é basicamente conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto dasexpressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
Sabe-se ainda que a questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais embenefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente um conjunto das desigualdades sociais, oriundas de uma sociedade capitalista.
Ao longo dos anos a questão social se expressou de maneiras diferentes pois a mesma é influenciada por períodos históricos diferentes. Fazendo uma viagem na história do serviço social, é possível compreender as relações e as diferenças da questão social noperíodo do surgimento do serviço social no Brasil até aos tempos contemporâneos.

2. A QUESTÃO SOCIAL NO SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
O surgimento do serviço social no Brasil teve forte participação religiosa. Várias organizações de caridade e assistencialismo existiam no país desde o período colonial, e eram mantidas pela Igreja Católica. Na década de 20 de século XX surgiu no Rio deJaneiro e em São Paulo a Associação de senhoras católicas e a liga das senhoras católicas, mulheres estas que faziam parte da burguesia paulista e carioca, a partir delas as obras sociais tomaram um rumo mais profissional. Suas atividades tinham como objetivo, não apenas oferecer apoio aos indigentes, mas também amenizar algumas seqüelas causadas pelo movimento capitalista, principalmente paramulheres e crianças.
Finalmente em 1932, surgiu o Centro de Estudantes e Ação Social (CEAS), em São Paulo, onde foi lançado pela primeira vez a noção de serviço social no Brasil.
Após entender de uma forma resumida como se deu o processo do surgimento do serviço social no Brasil, é possível ir adiante e entender também algumas expressões da questão social na época.
Sabe-se que na década de 30registrava-se no Brasil a intensificação no processo de industrialização e avanços que abrangiam diversas áreas como: econômica, cultural e social. A esse altura o capitalismo já era predominante no país e obviamente as conseqüências do mesmo se intensificavam. Como por exemplo as exclusões sociais. Diante deste cenário capitalista, surge um grande conflito que pode ser entendido como o cerne da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trajetória do serviço social
  • A trajetória do serviço social no brasil
  • A Trajetória do Serviço Social no Brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetória do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social no brasil
  • Trajetoria do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!