Aula 1 - teste

Páginas: 9 (2015 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
AULA 1- CIDADES DO AMANHÃ –
CIDADE DA NOITE APAVORANTE

É um capitulo importante para compreender todo o período de estudo sobre a homogênese do urbanismo.
O urbanismo como ciência multidisciplinar vai surgir nesse momento, relatado no livro do Peter Hall.
No livro do Eric J. Hobsbawm “A era das revoluções”, quando ele fala sobre a revolução industrial, ele consegue detalhar muito melhoresse processo e sua propagação pela Europa. Mas a ênfase não é o desenvolvimento das cidades e suas soluções aos problemas urbanos que surgem nessa fase da revolução industrial.
Ainda hoje muitos têm uma visão romantizada do que foi a revolução industrial. Ela não foi simplesmente essa mudança da mão-de-obra manual para a produção em larga escala. Os reflexos desse processo dentro da sociedadeé o principal para compreender revolução como revolução. A revolução industrial acarretou um fluxo migratório sem precedentes na história da humanidade saindo do campo para as áreas urbanas. Afinal, ao contrario do que existe hoje, as primeiras indústrias não se instalaram nas áreas mais afastadas e sim nos centros das cidades, onde tinha maior concentração de população. Isso afetou diretamenteo campo, pois, cada vez menos era necessário o trabalho agrícola que aos poucos foi sendo substituído por maquinas. Não restou alternativa a esse camponês a não ser ir para cidade e orar para a máquina da industrialização para ser explorado pela indústria.
Nunca houve um adensamento tão grande nas cidades e o palco de tudo isso é Londres.
Esse capitulo do livro fala justamente sobre isso. Oscamponeses obrigados a migrar para a cidade levam com eles hábitos rurais.
Essas cidades adensadas juntamente com a indústria hipervalorizaram os terrenos urbanos e vemos num segundo momento da revolução industrial a construção de edifícios cada vez mais altos, surgindo os primeiros arranha-céus. Sem espaço para construir você começa a verticalizar sua arquitetura. E é claro que esses camponesesnão tinham condições de pagar por espaços habitáveis no centro urbano gerando um processo onde vemos famílias rurais inteiras (12 pessoas) vivendo num quarto num sistema de rodízios.
Gustave Doré, desenhista e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês, fez um livro de ilustrações sobre a situação de Londres durante a Revolução Industrial. Essa gravura mostra a quantidade de pessoasque habitavam as ruas.
Essa gravura mostra centenas de pessoas miseráveis que viviam aglomeradas nas ruas por não poder pagar sequer um cortiço. A Revolução Industrial marcou esse lastro de miséria na história da humanidade desenvolvendo também as famosas teorias marxistas. Foi exatamente nesse momento que alguns sociólogos, principalmente Karl Marx, vão olhar pra essa situação.
O camponêsmorrer de fome na área rural é uma coisa, ele se aglomerar nas cidades sob condições desumanas é outra. Os burgueses se incomodavam com essa miséria escancarada. Era obvio que chegaria o momento em que essa situação iria explodir, essas contradições tão evidentes iriam se manifestar em algum momento. E assim Karl Marx cria a teoria do conflito de classes, onde ele fala que a mudança desse sistemadoentio capitalista para o sistema socialista ocorreria através da guerra de classes. Alguns acham que a guerra de classes nunca aconteceu, e para Marx o único palco para essa guerra era a cidade. Ela nunca ocorreria no campo, pois, os camponeses viviam distantes dos aristocratas. Esse conflito só ocorreria como fruto do convívio forçado entre burguesia e operário explorado.
É isso a cidade doperíodo que nos chamamos de Período Paleotécnico, período do início da Revolução Industrial.
Em fins do sec. XIX esse processo de industrialização se espalha pela Europa e servirá como exemplo para as cidades do outro lado do Atlântico como Chicago em 1909. Na figura abaixo vemos crianças brincando perto de um cavalo morto.


A paisagem das cidades é drasticamente modificada, com chaminés das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aula 10 fundamentos em uso de testes PDF 1 1
  • Aula Teste
  • Aula Teste
  • Teste 1
  • teste 1
  • Teste 1
  • teste 1
  • TESTE 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!