trabalhos

Páginas: 2 (452 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O Golpe de 1937
A divulgação do Plano Cohem serviu de justificativa para o enrijecimento do regime de Vargas. No dia 10 de novembro de 1937, foi publicada no Diário Oficial da União uma novaConstituição, redigida por Francisco Campos.
No mesmo dia da divulgação da nova Constituição, á noite, em transmissão radiofônica, Vargas anunciou a implantação do Estado Novo, nome que recebeu a ditaduraque se iniciava no país.
Os componentes básicos do Estado Novo, que se mantiveram até 1945, eram: centralização do poder, com a ampliação dos poderes do chefe do executivo federal; restrição daautonomia dos executivos estaduais e municipais, com a nomeação de interventores pelo governo central; criação de instrumentos estatais de intervenção na economia e implantação de uma estruturacorporativa estatal que previa mecanismos de inserção de diferentes grupos sociais no sistema politico, inclusive trabalhadores urbanos, por meio de categorias socioprofissionais.
Repressão, Censura ePropaganda
Com a extinção dos direitos democráticos, a vida partidária e eleitoral foi suspensa. Até mesmo antigos aliados, como os integralistas, foram colocados na ilegalidade em 1938. Toda e qualqueratividade ou agremiação politica estava terminamente proibida, independentemente de sua natureza ideológica.
Órgãos da Repressão
Prosseguindo com a repressão politica iniciada em 1930 contra ideias epessoas consideradas adversarias do regime. Vargas aprimorou os métodos e os mecanismos repressivos, instituindo uma politica secreta, que exerceu duro controle físico e ideológico sobre osdescontentes ou opositores do Estado Novo, e um importante órgão institucional de censura e propaganda, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), responsável pela formação de uma ampla opinião pública emfavor do regime.
O DIP
O Departamento de Imprensa e Propaganda foi criado em 1939, subordinado diretamente á presidência da republica. As principais atribuições do DIP eram principalmente:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!