trabalhos dos pedagogos

Páginas: 6 (1292 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2014
091440000
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
juciéli vani
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
02413000
Maravilha-SC
2012
Juciéli Vani
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Samira Leonel de Castro
Tutor(a) de sala: Carla Demski
Maravilha - SC
2012
Introdução
O presente trabalho abordará sobre o assuntocomo e o papel do professor e como e sua função, qual e a função da escola, e como se coloca na forma de ensinar, com o método tradicionade ensino e o método historico critico de ensino de cada professor, e as mudanças que ocorreram com isso. E tudo isso será explicado no decorrer do texto.
As mudanças que ocorreram na escola e com os professores.
Já hoje o professor ele passa exercer outrafunção sobre o aluno que ensinar em diferentes maneiras, mas com todas essas mudanças os alunos não prestam atenção na aula, muitas vezes respondem, agridem o professor, a escola seria um lugar onde os alunos fossem e seriam ensinados para agir perante a sociedade. Como percebemos as escolas de hoje em dias a acompanhamento de psicólogos, dentistas, responsável pela saúde, palestrando para os alunos,muitas vezes para ajudar algum aluno com problemas, como sabemos isso não acontecia antigamente.
Os professores recém-formados eles ensinavam numa forma totalmente diferente dos professores mais velhos, pois os recém-formados eles fazem cartazes, apresentações em Datashow, provas mais fácil, utilizam muito as aulas de informáticas com os alunos etc. Já os professores mais velhos eles tinham aseguinte forma de ensino: ditados, provas de tabuadas, caligrafia, e os alunos que não prestavam atenção na aula ficavam de castigo que muitas vezes era ficar sem recreio como naquela época não havia aula de educação física tinham que brincar no recreio. Os professores realizavam atividades em turmas e os alunos não adquiriam a devida capacidade para lidar com aquilo, como sabemos antigamente oscolégios tinham duas salas uma que servia de biblioteca e cozinha e outra que estudavam alunos de primeira a quarta serie e com um único professor, eles se dividiam em uma fileira uma turma e assim por diante.
O método tradicional de trabalhar e aquele que os professores utilizam o livro didático, e só ensina o que esta escrita lá, e cobra que o aluno memoriza o que ele falou, e o que esta escrita nolivro como repetições de formulas e definições, para na hora da prova dar bons resultados, se julgam que estão atualizados para lidar com aquilo. E por fim, o ensino tradicional. É o método que mais predomina nas escolas e se prioriza totalmente o conteúdo centrado na figura do professor, que é a figura do transmissor da cultura. O sistema de avaliação é que mede a quantidade de informação absorvidapelo aluno. A formação de um aluno crítico e criativo depende justamente da bagagem de informação adquirida e do domínio dos conhecimentos consolidados. Não há lugar para o aluno atuar, agir ou reagir de forma individual. Não existem atividades práticas que permitem aos alunos participar. Geralmente, as aulas são expositivas, com muita teoria e exercícios sistematizados para a memorização. Oprofessor é o guia do processo educativo e exerce uma espécie de “poder”. Tem como função transmitir conhecimento e informações, mantendo certa distância dos alunos. As avaliações são periódicas, por meio de provas, e medem a quantidade de informação que o aluno conseguiu absorver. As escolas que adotam o método de ensino tradicional preparam seus alunos para o vestibular desde o início do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho do pedagogo
  • trabalho do pedagogo
  • O trabalho do pedagogo
  • O trabalho do pedagogo
  • O trabalho do pedagogo
  • Trabalho do pedagogo
  • O trabalho do pedagogo
  • Trabalho do pedagogo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!