O trabalho do pedagogo

Páginas: 5 (1056 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Considerando que a pedagogia é a ciência da educação e que o trabalho do pedagogo nos espaços educativos gira em torno da analise das diferentes situações, iremos focalizar o papel do pedagogo na organização do trabalho escolar, tendo como objetivo a sistematização do trabalho pedagógico. O profissional “pedagogo”, encontra-se atualmentefragilizado em seu papel na maioria das escolas públicas. Suas tarefas se concretizam indefinidamente deixando-se levar ao acaso, de acordo com as necessidades diárias. Este profissional tornou-se um multitarefeiro no ambiente escolar, desempenhando diferentes funções, pertinentes ou não ao cargo que ocupa. Tomando como ponto de partida, aspectos relevantes que influenciaram a prática deste profissional aolongo da história, sugere-se um estudo entre os pedagogos, contrapondo a realidade escolar com as teorias que possam levá-los a rever através de uma reflexão crítica, o seu papel, e a partir daí, tomar sua posição na organização e efetivação do trabalho pedagógico, com planejamento e articulação coletiva junto aos demais segmentos da escola.

Na escola o trabalho é realizado por um conjunto deprofissionais que interagem para a formação do aluno. A equipe escolar deve encontrar-se sempre em sintonia, todas as funções são importantes na busca por um ensino eficiente capaz de alcançar os objetivos propostos pela instituição. As ações dos pedagogos supervisores e orientadores são imprescindíveis para que a escola possa realizar um bom trabalho consciente da complexidade existente causadapelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar educação, fruto da formação e história de vida de cada indivíduo. A função do pedagogo se faz necessária por proporcionar a interligação entre os profissionais da escola. Ele é o elo para o trabalho em conjunto para que a escola realize de fato o seu papel de proporcionar uma educação que desperte a comunidade para o processo de emancipação dasociedade, partindo da sua própria emancipação.

O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência. Dessa forma, o pedagogo passa a trabalhar no sentido de conseguir alcançar, pelo menos, três metas:

* O bom desempenho docente em suascompetências básicas
* A valorização do professor
*A implementação do currículo proposto no projeto político-pedagógico da escola, acompanhando o processo de ensinar, avaliando a ação pedagógica e procurando viabilizar a boa e saudável interação humana no interior da escola: professor–professor, professor–aluno, professor–pedagogo; e também fora dela: professor–escola, escola–comunidade.

“A atuaçãodo pedagogo escolar é imprescindível na ajuda aos professores no aprimoramento do seu desempenho na sala de aula(conteúdos, métodos, técnicas,formas de organização da classe),na análise e compreensão das situações de ensino com base nos conhecimentos teóricos, ou seja, na vinculação entre as áreas do conhecimento pedagógico e o trabalho de sala de aula.” (LIBÂNEO, 1996)

Por tanto o pedagogodeve ser o mediador no processo ensino-aprendizagem de forma a garantir a consistência da ação pedagógica e seu olhar deve ir além dos espaços educativos formais abrangendo a família, a comunidade e todo o contexto social. Como podemos ver as funções do pedagogo são muitas e de grande importância para o contexto educacional.

Destacaremos a seguir algumas das funções do pedagogo:

*Coordenar aelaboração coletiva e acompanhar a efetivação do projeto político-pedagógico e do plano de ação da escola.
*Participar e intervir, junto a direção, da organização do trabalho pedagógico escolar no sentido de realizar a função social e a especificidade da educação escolar.
*Apresentar propostas, alternativas, sugestões e/ou críticas que promovam o desenvolvimento e o aprimoramento do trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho do pedagogo
  • trabalho do pedagogo
  • O trabalho do pedagogo
  • O trabalho do pedagogo
  • Trabalho do pedagogo
  • trabalhos dos pedagogos
  • O trabalho do pedagogo
  • Trabalho do pedagogo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!