TrabalhodeSoldagemCMT FINAL

2039 palavras 9 páginas
Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Engenharia Mecânica
Curso de Graduação em Engenharia de Materiais
Disciplina EMC5796 – Soldagem e Automação

SOLDAGEM DE REVESTIMENTO ANTICORROSÃO VIA CMT AUTOMATIZADO

Frederico Keller
George de Faria
Guilherme Bernhard
Matheus Vogler
Mirella Leite
Thaiane Balestreri Knopf
Vitor Zoldan

Florianópolis, dezembro 2014.
Sumário

1. Introdução 3
2. Revisão Bibliográfica 4
3. Experimento - Parâmetros de Soldagem 8
4. Análise e Resultados 9
5. Referências Bibliográficas 12

1. Introdução

A seleção do processo de soldagem para revestimento é tão importante quanto a seleção da liga. Os requerimentos de desempenho em serviço não são ditados somente pela seleção da liga, mas sofrem forte influência de um processo de soldagem bem selecionado. Outros fatores técnicos envolvem a seleção do processo, incluindo, mas também não limitando, as propriedades e a qualidade do revestimento, as características físicas da peça, as propriedades metalúrgicas do metal de base, a forma e composição da liga de revestimento e a habilidade do soldador. Ultimamente, predominam as condições econômicas e o custo como fatores determinantes na seleção final do processo.
Este trabalho tem como objetivo a realização de uma solda de revestimento via CMT (Cold Metal Transfer) para analisar e correlacionar os parâmetros de soldagem com a qualidade e características da solda realizada, como por exemplo, cálculo da diluição, verificação da altura da camada de revestimento, assim como análises microestruturais da peça.

2. Revisão Bibliográfica

Soldagem é um processo de fabricação que visa obter a coalescência localizada no material base produzida pelo aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a aplicação de pressão e de metal de adição. As principais variáveis envolvidas no processo de soldagem são o tipo de aporte de energia, tipo de material base, tipo de

Relacionados