Trabalhoacademico3

291 palavras 2 páginas
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SÃO VICENTE DE PAULO

MICROBIOLOGIA

ADRIANA DOS SANTOS
ANA PAULA DOS SANTOS
EVERTON PARIZ
TÁRCIA GIANA FISCHER FLORES
TEREZINHA ANTUNES

PASSO FUNDO
MAIO - 2014

BOTULISMO

Trabalho apresentado a Professora Renata Scheneider da disciplina: Microbiologia da turma A14 , turno: Noite do curso Técnico de Enfermagem

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade apresentar de forma breve os aspectos, causas e tratamento do Clostridium Botulinum mais conhecido como Botulismo.
.

BOTULISMO
O botulismo é uma doença rara, porém grave, causada pela bactéria Clostridium botulinun. Essa bactéria pode entrar no organismo através de machucados ou podem viver em alimentos enlatados ou preservados inadequadamente. É uma infecção bacteriana que provoca um quadro de intoxicação grave, causado pelas toxinas da Clostridium botulinun dos tipos A, B, E e, em raras ocasiões, pelo tipo F. Sendo a do tipo-A a mais potente e por isto utilizada clinicamente. Quando associado ao uso terapêutico ou estético o Tipo A auxilia no estrabismo e sequelas de AVC e para fins estéticos usado como bloqueador muscular o Botox. O tipo A e B juntos auxiliam no tratamento de distonias cervicais.
É um bacilo em forma de bastonete, produtor de esporos, é anaeróbico

3-CONCLUSÃO Concluo dizendo que este trabalho foi de grande valia. Ana Nery assim como Florence Nightingale quebrou as barreiras do preconceito da época onde a mulher vivia como prisioneira em casa e foi em busca de salvar vidas. Ganhando além de condecorações por parte da corte o respeito e a admiração de muitos até os dias de hoje.
Se Ana Nery e Florence Nightingale não tivessem quebrado as barreiras do

Relacionados