138612717 Relatorio Aula Pratica Fisica Uso De Alavancas E Polias

2079 palavras 9 páginas
FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA
DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I - LABORATÓRIO
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
PROFESSOR: EDSON DIAS AIRES DE CARVALHO TURMA: 25N2A

Usos de alavancas e polias

TERESINA - PI
MARÇO/2013
RENATO MENDES ARAÚJO
EDNILSON A. C. DE CARVALHO
Mauricio Jose M. da Costa rICARDO RAMOS
JOSÉ AUGUSTO FIALHO
DANIELA KELLY DE SÁ SILVA
Ernandes da Silva Almeida
Juarez Cavalcante F. Filho

Usos de alavancas e polias

TERESINA - PI
MARÇO/2013
SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO
5
2 - OBJETIVO
12
3 - MATERIAIS E MÉTODOS
12
4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES
13
5 - CONCLUSÃO
15
6 – REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS
16
7 - ANEXO
17

RESUMO

Foi utilizado, neste experimento, uma mesa de força, suportes para massas, corpos de pesos desconhecidos, e dinamômetro com precisão de 0,02N. Foi utilizado também, uma figura em formato de um disco graduado para obter, graficamente através da regra do paralelogramo, o módulo, a direção e o sentido da força equilibrante. A prática do experimento, o cálculo realizado e o traçado gráfico, colaboraram para provar a aplicabilidade das Leis de Newton.

1- INTRODUÇÃO

(Alavancas)
Alavancas São simples peças rígidas, tais como, barras, hastes, travessões (retos ou curvos), capazes de girar ao redor de um ponto ou eixo, denominado fulcro ou ponto de apoio. Tesouras, hastes de guarda-chuva, alicates, balanças, articulações das 'velhas' máquinas de escrever, remos, gangorras e tantos outros dispositivos funcionam baseados no princípio das alavancas. Em uma das extremidades da alavanca o operador aplica seu esforço (F) e ela transfere para a outra extremidade (ou região) uma força (R) para a 'carga' aí colocada.
Nas alavancas distinguimos: a) braço de potência (ou de esforço) - bp- que é a distância (OA) do fulcro (O) até o ponto (A) onde se aplica a força do operador (F). Estamos, conforme se ilustra abaixo, admitindo que as forças que agem na

Relacionados