Trabalho

Páginas: 4 (760 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A crise do capitalismo contemporâneo
A prosperidade aparentemente indestrutível do pós-guerra foi socavada, a partir o fim dos anos 60, pela diminuição dos ganhos de produtividade do trabalho, nosEstados Unidos primeiro e depois nos outros países industrializados.
As empresas e as direções sindicais, tentavam apaziguar os trabalhadores, concedendo-lhes melhoras salariais, mas sem grandeêxito. As grandes empresas reagiam a esta queda de sua lucratividade de duas maneiras:
Aumentando os preços de seus produtos;
Transferindo linhas de produção para países que já contavam com uma baseindustrial razoável.
As duas reações tiveram efeitos negativos sobre a balança comercial dos países industrializados, sobretudo dos EUA, em que os salários eram mais altos e a rebeldia operária estavaligada a luta dos negros contra a discriminação e à resistência contra a Guerra do Vietnã.
Quando um país importa persistentemente mais do que exporta, sua dívida com o resto do mundo cresce e suaparticipação na produção mundial regride.
O confronto entre governos nacionais e capitais multinacionais está na raiz da crise e finalmente da destruição do sistema internacional de pagamentos, que tinhasido estabelecido em Bretton Woods (EUA), no fim da Segunda Guerra Mundial. Este sistema tinha por base o compromisso de os vários governos manterem estável o câmbio, ou seja, o valor de sua moeda emrelação às demais.
O sistema funcionou a contendo até que o balanço de pagamentos do EUA começou a ficar cronicamente deficitário, e o governo americano perdeu o controle sobre o movimento decapitais para fora do país.
Em agosto de 1971, o presidente Nixon repudiou o compromisso de manter a equivalência entre o dólar e i ouro, dando assim um gigantesco calote nos que tinham amealhado aquelamoeda, confiantes na estabilidade do seu valor.
Nos anos 50, os países europeus estabeleceram o Mercado Comum Europeu, eliminando entre eles todas as barreiras comerciais. Nos anos 60 e 70, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!