Psicologia

Páginas: 7 (1745 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Conceito
Anal- Estágio de desenvolvimento dos 2 aos 4 anos de idade. Tanto o esfíncter anal quanto a bexiga são trazidos à consciência como áreas de tensão e satisfação. O interesse natural pela autodescoberta é estimulado pelo treinamento higiênico.
Comentário
Na fase anal a criança começa a ter controle sobre o esfíncter anal e a bexiga. Aprende a segurar suas evacuações e ir aobanheiro fazendo suas necessidades. Com a gratificação de seus pais sente-se bem os elogios, chegam até o ponto de querer presentear seus pais com suas fezes e se sente confusa com reação de nojo dos pais. Porém o oposto também pode ocorrer. Por isso os pais precisam se interessar pelo ensinar ir ao banheiro, pois é uma fase muito importante.

Conceito
Ansiedade- O principal problema a ser enfrentadopela psique. A ansiedade é desencadeada por um aumento esperado ou previsto de tensão ou desprazer, real ou imaginário, quando uma ameaça ao corpo ou à psique é grande demais para ser ignorada, descarregada ou controlada.
Comentário
A ansiedade é um estímulo que pode provocar reações imediatas como pode simplesmente impedir reações na hora. Pode ocorrer em uma situação em que imaginamos ouverdadeira. Existem maneiras de lidar com a ansiedade a primeira seria enfrentar, eliminando dificuldades.

Conceito
Catexia- O processo pelo qual a energia libidinal disponível na psique é afixado ou investido em uma pessoa, idéia ou coisa. Uma vez liberada, esta mesma energia pode ser redirecionada e tornar-se disponível para outras necessidades presentes.
Comentário
A catexia é umaenergia psíquica que é como um investimento pelo qual não teremos volta.

Conceito
Complexo de Édipo- Conflito que ocorre durante o estágio fálico de desenvolvimento. Nos meninos, o pai é visto como rival pelo amor e afeição da mãe. Contudo, o menino ainda deseja o amor e afeição do pai, pelo qual a mãe é vista como rival. Os sentimentos do menino são reprimidos em parte pelo medo de castração. Nasmeninas, o problema é semelhante, mas difere em expressão e solução. Uma vez que a repressão dos desejos é menos completa ou severa, a menina pode permanecer nessa situação por um período indefinido.
Comentário
O complexo de Édipo tem esse nome devido à uma peça de teatro. É a vontade do menino matar o pai, para ficar com a mãe, mas tem medo de seu pai que representa um grande rival que poderácastra-lo. Período em que a menina também vê a mãe como uma rival. Pois os filhos desejam o mesmo afeto entre seus pais.

Conceito
Ego (eu)- Parte da psique que se desenvolve para garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade ao mediar as demandas do id e a realidade externa. O ego é sensível às oportunidades, ao passo que o id é responsável apenas pelas necessidades.
ComentárioO ego procura o prazer e tenta diminuir ou evitar a dor. Ele desenvolve a partir do ID. E tem funções tanto no interior quando no exterior do mundo, o tornando mais seguro.

Conceito
Energia agressiva- Energia que supostamente possui as mesmas propriedades gerais da libido. Também denominada de energia da pulsão de morte.
Comentário
Ela supostamente possui as mesmas propriedades gerais dalibido.

Conceito
Fálico- Estágio de desenvolvimento que vai dos3 aos 5 anos. Os genitais são o foco de atenção, com a consciência da presença ou ausência de um pênis. As crianças tomam-se conscientes das diferenças sexuais.
Comentário
Na fase fálica as crianças tomam consciência de seus genitais, de ter ou não um pênis, enquanto o menino fica se mostrando com seu órgão a menina fica naesperança de que o seu vai crescer. Eles tem o desejo de terem a intimidade que seus pais tem. E veem pais e mães como rivais.




Conceito
Fixação- Resposta que ocorre quando existe envolvimento excessivo com um determinado estágio de desenvolvimento. Na fixação, existe uma tendência a buscar a satisfação das necessidades de modos mais simples ou infantis, em vez de fazê-lo como o adulto....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!