Trabalho uneb

Páginas: 16 (3983 palavras) Publicado: 30 de abril de 2013
ESPINHA BÍFIDA

1. Definição
Espinha Bífida, mielodisplasia é uma má formação congênita devida a um erro no desenvolvimento da coluna vertebral, o qual resulta em fechamento incompleto do canal vertebral, por falta de fusão dos arcos vertebrais. Pode ou não acompanhar-se de protusão e displasia da medula ou das suas membranas.
Acredita-se que o erro primário dodesenvolvimento ocorre durante as primeiras semanas de vida intra-uterina, consistindo na falta de fechamento do tubo neural (Patten, 1953; Swaiman, 1989). Na terceira semana de gestação, a placa neural transforma-se normalmente em tubo neural, do qual se originam depois do cérebro e a medula espinhal. A Espinha Bífida é a mais freqüente das principais má formação congênita. Podem estar presentes ou nãoalterações cutâneas em nível da falha ou alterações anatomopatológicas da medula, acompanhada pôr sinais neurológicos. É mais freqüente na porção inferior da coluna lombar, envolvendo a falha das lâminas de L5 e S1.
A gravidade dos sintomas depende do grau e da extensão do comprometimento do sistema nervoso. Observam-se paresias ou perda da sensibilidade nos membros inferiores, distúrbios damarcha ou disfunção dos esfíncteres. Anomalias que freqüentemente acompanham essas manifestações são a diminuição do reflexo aquiliano, o encurtamento dos músculos da panturrilha, o pé equilino-varo e o comprimento desigual dos membros inferiores (Swaiman, 1989). O diagnóstico baseia-se geralmente no exame de ressonância magnética e na ultra-sonografia. Pode haver indicação para o tratamentocirúrgico.

Classificação

Foram descritos diversos tipos de mielodisplasia, desde a defeito mais útil que é a espinha bífida oculta, até a mielomeningocele complicada e sintomática. A fisioterapeuta lida principalmente com os casos de mielomeningocele, se bem que de vez em quando lhe seja encaminhada alguma criança cujas as manifestações neurológicas resultam da espinha bífida oculta.a) Espinha Bífida Oculta

Este defeito consiste na falta de fusão dos arcos vertebrais; entretanto, não se observa herniação nem deslocamento de tecido nervoso. Pode estar presentes ou não alterações cultâneas em nível da falha ou alteração anatomopatológicas da medula, acompanhadas por sinais neurológicos. Em geral, esta forma de espinha bífida é assintomática. É maisfreqüente na porção inferior da coluna lombar, envolvendo a falha das lâminas de L5 e S1.
A disrafia espinhal oculta pode acompanhar-se de torção da medula espinhal ou das raízes nervosas, em virtude da presença de aderências ou de faixas de tecido fibroso; nesses casos, a medula espinhal encontra-se freqüentemente presa. A gravidade dos sintomas depende do grau e da extensão do comprometimentodo sistema nervoso. Observam-se em tais casos paresias lentamente progressivas ou perda da sensibilidade dos membros inferiores, distúrbios da marcha ou disfunção dos esfíncteres. Anomalias que freqüentemente acompanham essas manifestações são a diminuição do reflexo aquiliano, o encurtamento dos músculos da panturrilha, o pé eqüino-varo e o comprimento desigual dos membros inferiores. Odiagnóstico baseia-se geralmente no exame de ressonância magnética e na ultra-sonografia. Pode haver indicação para o tratamento cirúrgico.



b) Espinha Bífida Cística

Meningocele
Os arcos vertebrais não se difundiram e existe herniação das meninges, formando uma saliência que contém líquido cefalorraquidiano. O saco é revestido externamente pela pele ou pelas membranas. Nãose observam displasia da medula espinhal nem sinais neurológicos. O saco contém às vezes parte da medula ou das raízes nervosas, mas a condução dos impulsos se processa normalmente.
Mielomeningocele
Participam da mielomeningocele: a medula espinhal, as raízes nervosas e as meninges; todos esses elementos podem projetar-se através da falha da coluna vertebral. O tecido nervoso que,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uneb
  • Uneb
  • UNEB
  • Uneb
  • Qualificação uneb
  • tap uneb
  • Interlingua Uneb
  • Historia da uneb

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!