TRABALHO SOCRATES PLATAO ARISTOTELES

Páginas: 8 (1892 palavras) Publicado: 30 de maio de 2015

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
GISELE TONIN










SÓCRATES, PLATÃO, ARISTÓTELES














Florianópolis
2015
GISELE TONIN













SÓCRATES, PLATÃO, ARISTÓTELES




Trabalho apresentado ao Curso de Direito, da Universidade do Sul de Santa Catarina, para a disciplina de Teoria do Conhecimento.


Orientador: Prof. Ana Waley Mendonça







Florianópolis
2015
INTRODUÇÃO

Abusca pela verdade sempre foi a grande preocupação dos assuntos filosóficos, poderíamos dizer assim que o verdadeiro saber é o princípio do pensamento filosófico. Neste trabalho veremos as idéias, a teoria, os métodos e a contribuição dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles, considerados como responsáveis por tudo que temos nos dias atuais, levando em consideração que os que vieram depois fizeramuma releitura de seus pensamentos. Pensamentos estes que estão profundamente ligados à educação. Sócrates por exemplo focava no homem, buscava a verdade absoluta e procurava entender a essência do homem, uma defesa intransigente do conhecimento. Platão foi discípulo de Sócrates, apresenta a perfeição do mundo das idéias, ele trabalhou a idéia de duas realidades, a sensível e a inteligível eAristóteles teve destaque em ciência, política, psicologia, ética, metafísica, e muito mais, acredita que a educação é a transformação em ato das potencialidades dos homens.



1 SÓCRATES
Filho de um escultor de mármore e de uma parteira foi soldado, escultor e senador. Apesar de ter sido considerado o homem mais sábio, humildemente dizia: “só sei que nada sei”. Admitia a própria ignorância sobredeterminados assuntos para, então, adquirir um conhecimento verdadeiro. Foi condenado à morte, acusado de corromper a juventude ateniense através de seus ensinamentos, e de negar a existência dos deuses de sua terra, não lutou pela sua defesa e aceitou tomar cicuta (veneno). Alguns críticos dizem que a historia de Jesus é um plagio a historia de Sócrates.
Há, ainda, uma teoria que defenda que Sócratesera uma criação de Platão, ou seja, um personagem utilizado para ilustrar pontos de sua obra; porém, sem comprovações determinantes para tal constatação.

1.1 Idéias
Uma de suas principais idéias era a idéia de que ninguém fazia o mal voluntariamente, mas sim, por ignorância. Defendia também que a sabedoria e a virtude são coisas inseparáveis e que o homem deveria colocá-las em prática, a fim denão praticar o mal involuntariamente. O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.
Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado.
Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes.
Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados.
1.2 Método
Seus métodos de ensino consistiam na ironia (pergunta) e maiêutica (dar a luz as ideias);
Conversava comas pessoas em praça pública e nada cobrava para ensinar.
A maiêutica consistia em realizar perguntas às pessoas com que ele se deparava a dialogar, perguntas essas que, tinham dois estágios. No primeiro deles, Sócrates fazia perguntas simples sobre assuntos que o indivíduo julgava conhecer bem. No segundo, essas perguntas continuavam sendo feitas, de maneira simples e contextualizadas, mas dessavez, levando o indivíduo a questionar sua própria certeza, gerando, assim, uma nova visão sobre um mesmo tema. Daí veio o nome parto, pois consistia em literalmente dar à luz a novas ideias sobre assuntos até então esclarecidos.
1.3 Teoria
Seu pensamento ético tinha como objetivo fundamental conhecer a respeito do homem. Daí sua frase: “conhece-te a ti mesmo”. Ele dizia que o homem que se conhecenão comete erros. Para ele o que era certo para um, valia para todos e da mesma forma o que era errado para um, era para todos. Seu pensamento era racionalista. Ele acreditava que o bem era a felicidade da alma e o bom era útil para felicidade. O homem que errava, errava por ignorância, por isso precisava ser ensinado.
Também para ele haviam princípios universais de ordem e justiça que vinham...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Mitologia
  • Questionário Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Socrates, aristoteles e platão
  • A vida de Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Aristoteles socrates e platão
  • Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Biografia aristóteles sócrates e platão
  • Sócrates, Platão e Aristóteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!