CO E

Páginas: 8 (1784 palavras) Publicado: 30 de maio de 2015

ANÁLISE BIOQUÍMICA DO CARBONO FOLIAR EM PLANTAS DE EUCALIPTO SUBMETIDAS A ESTRESSES HÍDRICO E NUTRICIONAL
Gustavo Furlan1a;Osvaldo M.R. Cabral1b; Ana Paula C. Packer1c; Viviane C.B. Maximiliano1c;Dominique Gerant2c

1Embrapa Meio Ambiente ; 2Universidade de Lorraine-Nancy
Nº 13406
RESUMO

Neste trabalho são apresentados os resultados preliminares das análises foliares de carbono não estrutural(açúcares, aminoácidos, ácidos orgânicos e amido) e estrutural (lignina e celulose) obtidas num plantio experimental de Eucalyptus grandis de 3 anos de implantação. As árvores receberam dois níveis de adubação potássica (0 e 17,4 g K m-2 na forma de KCl) e foram submetidas a dois regimes hídricos (100% e 33% da precipitação).


Palavras-chave: carbono; eucalipto; disponibilidade hídrica;potássio.


a Bolsista CNPq: Graduação em Química, PUCCAMP, Campinas-SP, Furlan.gustavo@bol.com.br
b Orientador
c Colaboradores






ABSTRACT
This work presents the preliminary results about the foliar nonstructural carbon (sugars, aminoacids, organic acids and starch) and structural carbon content (lignin and cellulose) in a three years old Eucalyptus grandis experimental area. The trees were subjectedto two levels of potassium fertilization (0 and 17.4 g K m-2 applied as KCl) as well as two levels of water availability (100% and 33% of rainfall).

KEY-WORDS: Eucalyptus; Carbon; soil water availability; potassium

INTRODUÇÃO

No Brasil, o Eucalyptus é o principal gênero florestal plantado, ocupando 4,5 milhões de hectares (ABRAF, 2010). A tendência de crescimento da área florestada ésignificativa devido à expansão das indústrias de celulose e papel, chapas e aglomerados, serraria, siderurgia e cerâmica. Mas, como a maioria das áreas em cultivo encontra-se estabelecida em regiões de baixa fertilidade, particularmente pobres em potássio (K), e submetidas a períodos de déficit hídrico (Gonçalves et al. 2008; Cabral et al., 2010), é importante a compreensão dos processos e das interaçõesexistentes entre a disponibilidade potássica e hídrica sobre o funcionamento dos povoamentos de eucaliptos para manter a produtividade (Laclau et al., 2010).
Considerando que nas próximas décadas a deficiência hídrica poderá ser mais intensa em muitas áreas de produção (Cabral et al., 2011), é importante que se entenda a influência da disponibilidade de água sobre o funcionamento das árvores parapropor estratégias economicamente viáveis. A hipótese que motivou o presente estudo é que a alocação de carbono não estrutural (açúcares, aminoácidos e amido) e estrutural (lignina e celulose) entre os órgãos das árvores (crescimento versus armazenagem; Hoch, 2007) e entre as árvores e o solo mudam com a disponibilidade em água e que a amplitude e a direção da mudança pode depender do nível deaporte de potássio (Epron et al., 2011).

MATERIAL E MÉTODOS



O experimento foi conduzido na Estação Experimental do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ-USP em Itatinga-SP (23°02’S; 48°38’W) numa área plantada em 2010 com um clone comercial de E. grandis no espaçamento 3 x 2 m, apresentando dois regimes hídricos W+ (100% das chuvas) e W- (66% das chuvas, com exclusão artificial por 1700 m2de polietileno transparente) e duas doses de potássio K- (0 kmol ha-1) e K+ (4,5 kmol ha-1) na forma de KCl aplicado 3 meses após o plantio (Battie-Laclau et al., 2013a,b).
Foram coletadas as folhas de galhos em três alturas das copas (Topo, Meio e Base) em quatro diferentes direções de 3 árvores por tratamento (K+W+; K+W-; K-W+ e K-W-) durante o mês de junho de 2012; o material foi imediatamentecongelado em nitrogênio líquido após a coleta, armazenado em freezer e posteriormente liofilizado e moído. As extrações foram realizadas com água para os açúcares solúveis e o amido foi solubilizado em HCl 6N e depois precipitado em solução de metanol a 80% (Damesin & Lelarge 2003).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os percentuais de compostos de carbono não estrutural (açúcares, aminoácidos e ácidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CO
  • CO
  • CO
  • Co
  • Conceito de co
  • Co dependencia
  • Atps co
  • Co e cpp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!