trabalho sobre violencia escolar

Páginas: 6 (1413 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014
 TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR

QUESTÃO 1 – No texto da atividade I (parte I) as autoras Simone da Conceição Rosa e Gina Valbão Strozzi tecem comentários no sentido de que “o século XX foi considerado por muitos como o século da violência. [...] O século XXI não começou de forma diferente.” Com base nessas afirmações, pesquise na internet acerca da tragédia de Realengo (Rio de Janeiro).Cite as prováveis causas daquela tragédia e analise quais as estratégias que a escola utilizou para superar aquele episódio. (valor: 2,0 pontos – média de linhas: entre 1 a 10).

RESPOSTA: A tragédia ocorrida em Realengo foge ao padrão da violência humana, não é explicável pelos parâmetros geralmente usados para analisar eventos cotidianos de violência escolar. Este episódio se atribui a umconjunto de fatores, e não apenas um o que também pediria um conjunto de soluções.
Para superar esta tragédia a escola sofreu algumas intervenções que podem ser percebidas do lado de fora. A fachada principal ganhou destaque com um trabalho em mosaico feito por alunos e professores.
Além disso, um painel com mais de mil azulejos pintados pela comunidade escolar chama a atenção de quem passa pelolocal. Entre os desenhos com temas variados, os alunos pedem principalmente paz e amor. A escola conta com sala de aula de informática, biblioteca, laboratório de ciências e auditório com capacidade para 100 pessoas, além de uma sala multiuso para aulas de dança e karatê. Tudo isso para superar fato lamentável.


QUESTÃO 2 – No texto da atividade I (parte I) as autoras explicam que “A violênciaestá na história, no mundo, na cidade e na escola que, como instituição social, relaciona-se dialeticamente com o contexto mais amplo em que está
inserida. Abordar a violência escolar em uma única dimensão pode constituir reducionismo. É preciso tentar compreender e analisar o todo, lidar com a complexidade.” Ao se referir a termos como reducionismo e complexidade as
autoras dão atenção ao modocomo a violência deve ser analisada. Qual seu entendimento sobre esta afirmação? Em outros termos, por que é preciso fazer uma análise mais da violência e da forma como ela vem se materializando na escola? (valor: 2,0 pontos – média de linhas: entre 1 a 10).

RESPOSTA: Não podemos abordar a violência sob um único aspecto ou uma única dimensão, pois a violência é um fenômeno complexo, que possuivárias causas arraigadas na cultura e nas políticas sociais, de modo que as soluções também devem ser mais profundas, exigindo reflexão e mudança por parte de todos, pois todos nós temos uma parcela de responsabilidade no problema.
Devemos ter em mente que a autoridade está pautada no respeito e que a formação se constrói através do diálogo e da ética.


QUESTÃO 3 – Observe o trecho a seguir,da parte I “A violência nas escolas desconstrói representações sociais fundantes de infância e da própria escola como local de formação, de conhecimento, de educação, de diálogo, de ética. Os estudos de Abramovay (2003) e Abramovay e Rua (2002) mostram que os estudantes são o grupo que mais está envolvido com a violência nas escolas e que as brigas são as manifestações perceptíveis maiscorriqueiras e que mais banalizam a violência. As autoras sugerem alternativas de ação e prevenção bem
sucedidas que priorizam a construção de uma cultura de paz, o desenvolvimento de atitudes democráticas, a participação, a valorização e o diálogo com os protagonistas e os atores das comunidades locais e a busca de soluções para o problema na coletividade.” Construa uma explicação que justifique o trechosublinhado. Caso você não concorde com o trecho sublinhado, justifique sua opinião. (valor: 2,0 pontos – média de linhas: entre 1 a 05).

RESPOSTA: Concordo com a afirmação, hoje os grandes responsáveis pela educação dos jovens na família e na escola não estão sabendo cumprir bem seu papel. E a falência da autoridade dos pais em casa, do professor em sala de aula, do orientador na escola....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo sobre violência escolar
  • Trabalho violencia Escolar
  • A violência no âmbito escolar: considerações sobre a violência da e na escola
  • Violência escolar: uma abordagem sobre o bullying
  • Trabalho de sociologia sobre a violencia
  • sintese do trabalho sobre violencia
  • Trabalho sobre psicologia escolar
  • Trabalhos escolares sobre catedral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!