Trabalho Serv

Páginas: 6 (1313 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5

4 REFERÊNCIAS 8





































1. INTRODUÇÃO

A política educacional é responsabilidade do Ministério da Educação MEC, que por sua vez, delega responsabilidades aos municípios (Secretarias de Educação) e a elaboração dessaspolíticas se faz necessário à articulação com os diversos segmentos da sociedade (SEMED).
A cidade de Castanhal é um município brasileiro do estado do Pará. Pertencente à Microrregião de Castanhal e à Região Metropolitana de Belém, localiza-se no norte brasileiro, distante 68 km da capital estadual de Belém e 2 078 quilômetros da capital federal. Localiza-se a uma latitude 01° 17' 49" Sul e auma longitude 47° 55' 19" Oeste, estando a uma altitude de 41 metros. Possui uma área de 1 029,191 km2. Sua população estimada em 2013 era de 183 917 habitantes, podendo ultrapassar a marca dos 200 000 habitantes a qualquer momento.
E é da política social relacionada à área da Educação de Castanhal, que iremos discorrer durante o desenvolvimento de nossa produção textual dentro da realidade castanhalense, ecom as pesquisas pré-textuais feitas através de perguntas ao Secretário de educação da Prefeitura em questão; Sr. Nélio Silva Amorim; obtemos os dados de que o município de Castanhal possui 84 unidades escolares, 18 centros de Educação Infantil em funcionamento e 2 creches/pré-escolas em fase de conclusão e que iniciarão o funcionamento em 2015. Estas unidades contam com aproximadamente 2.500profissionais que atuam na área da educação,que são: serventes, agentes administrativos, auxiliares, secretários escolares, gestores, técnicos pedagógicos e professores.




2. DESENVOLVIMENTO

Em pesquisas realizadas em vários órgãos que disponibilizam dados estatísticos como o IBGE, DATASUS e INEP observou-se que o Município de Castanhal apesar de ser uma cidade com oitenta e dois anos de existência,nas últimas duas décadas o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) apresentou-se crescente, onde em 1991 encontrava-se em 0,424, em 2000 já estava em 0,550 e em 2010 se encontrava em 0,673, essa pontuação demonstra um crescimento de 29,71% comparando o índice de 2000 ao de 1991, e 22,36% comparando o índice de 2010 ao de 2000, porém em 2013 fechamos com a pontuação de 0,582 o que mostra uma baixaconsiderável em relação às décadas anteriores(Fonte: IBGE). Se houve uma baixa no índice, significa que algo não está funcionando como deveria, pois, existem falhas a serem corrigidas na política de educação e condições a serem melhoradas no processo de gestão da educação.
Em relação aos indicadores da educação é correto afirmar que através de pesquisas realizadas no DATASUS, tomamos conhecimentoque a taxa de analfabetismo no município é de 7,5 pontuação esta que não é uma das piores, uma vez que se encontra na 7ª posição do Estado atrás apenas de Belém (3,3), Ananindeua (3,4), Marituba (5,1), Benevides (6,3), Terra Santa (7,2) e Santarém (7,3), e o pior ocupa a posição de número 144 que é a cidade de Melgaço (38,5), mas poderíamos melhorar uma vez que Castanhal é uma cidade de transição(comércio abastecedor de vários outros pequenos municípios) e encontra-se em constante desenvolvimento.
Outro indicador da educação é a taxa de crianças na escola entre sete e quatorze anos, podemos considerá-la acima da média nacional, uma vez que o município possui um percentual de 94,4%, já a do país possui um percentual de 76,5%. O levantamento foi elaborado a partir dos dados do Sistema deInformação da Atenção Básica (SIAB) do Ministério da Saúde. Os dados do SIAB, por sua vez, são gerados a partir do trabalho das equipes de Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, que fazem, não somente, o cadastramento das famílias e identificação da situação de saneamento e moradia, como também o acompanhamento mensal da situação de saúde de cada família cadastrada.
Existem vários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho configura ao servidor serv 2003 com prints
  • Trabalho Taboada Serv Neg TV Convergencia
  • Etica No Serv
  • serv social
  • Serv social
  • serv sal
  • Serv Social
  • Contrato serv

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!