Trabalho Seminario

Páginas: 8 (1766 palavras) Publicado: 19 de março de 2015

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLOGICAS
TÓPICOS DE GESTÃO AMBIENTAL




ALYSSON MENDES TEMOTEO – 1410974
ARYEL MAIA RIBEIRO – 1410980
IVO ROLIM – 1424968
PEDRO HENRIQUE GUERREIRO MOTA – 1411016







A POLUIÇÃO AMBIENTAL NO MEIO AQUÁTICO











Fortaleza, 2014
ALYSSON MENDES TEMOTEO
ARYEL MAIA RIBEIRO
IVO ROLIM
PEDRO HENRIQUE GUERREIRO MOTA














A POLUIÇÃO AMBIENTAL NO MEIO AQUÁTICORelatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Tópicos de Gestão Ambiental, na Universidade de Fortaleza.

Orientador Prof.(a) Dr.(a) Glacianne Gonçalves de Oliveira









Fortaleza, 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 CAUSAS 5
2.1.1 EXPLORAÇÕES DO PETRÓLEO 5
2.1.2 DESCARTES DE LIXO 5
2.2 CONSEQUÊNCIAS 6
2.2.1 EXPLORAÇÕES DOPETRÓLEO 6
2.2.2 DESCARTES DE LIXO 6
2.3 SOLUÇÕES 7
2.3.1 FOMENTANDO REFLEXÕES 7
2.3.2 TECNOLOGIAS CAPAZES DE LIMPAREM OS OCEANOS 8
2.3.3 PROPOSTA DE CRIAR INCENTIVOS PARA EMPRESAS QUE INVESTIREM NA RECICLAGEM 9
3 REFERÊNCIAS 10









1 INTRODUÇÃO


O objetivo desse relatório é apresentar as causas, os efeitos e possíveis soluções do problema decorrente da poluição ambiental, restringida no meioaquático.





























2 DESENVOLVIMENTO


2.1 CAUSAS

2.1.1 Explorações do Petróleo


A exploração do petróleo foi a iniciativa para muitos avanços tecnológicos e econômicos, mas o risco de sua extração é enorme, principalmente em relação ao ambiente marinho. Qualquer tipo de derramamento de petróleo nos oceanos é considerado uma catástrofe ambiental, por ser um liquido oleoso,inflamável, menos denso que a água e toxico para as espécies marinhas.
Durante a extração de petróleo há possibilidades de vazamentos por falhas humanas ou desgaste dos materiais de extração, encanamentos transportadores, perfuratrizes e no transporte da substância através de navios petroleiros. O maior vazamento registrado ocorreu em 2010 no Golfo do México derramando cerca de 780 milhões de litros deóleo.
Além do vazamento de óleo, há vários tipos de contaminação petrolífera, uma das formas de contaminação das águas pelo petróleo é o uso da água do mar para lavar tanques de navios petroleiros, que depois de feita a lavagem desses tanques, a água contaminada é devolvida para o mar, poluindo aquela região. Por vezes, quando os tanques estão vazios, utiliza-se a água do mar para enchê-los, paraequilibrar o navio. Depois, a água poluída é lançada ao mar.


2.1.2 Descartes de Lixo


O lixo, um grande problema contemporâneo resultado do capitalismo e do consumismo massivo. Esse pode provir de duas fontes, do consumo doméstico ou da fabricação industrial. O despejo de esgoto domestica não tratado no mar provoca o aumento da matéria orgânica presente na água, levando ao processo deeutrofização. Além disso, há a possibilidade de contaminação da água do mar por microrganismos patogênicos, muitas vezes presentes nas fezes humanas, que podem causar doenças como a hepatite e a cólera.
Certos processos industriais, entre as quais a produção de celulose e de tecidos e a fabricação de tintas e solventes, geram metais pesados, tais como o mercúrio, o chumbo e o cádmio, como resíduos. Caso aindústria não realize o tratamento adequado de seu esgoto, esses metais serão lançados em rios, que acabam por desaguar no mar, contaminando-o.


2.2 CONSEQUÊNCIAS

2.2.1 Explorações do petróleo


A consequência direta à contaminação por petróleo é a formação do fenômeno “maré negra”, os raios solares não ultrapassam a camada de petróleo formada. Assim, seres autotróficos fotossintéticos, como asalgas, não podem realizar fotossíntese, processo metabólico do qual depende toda a cadeia marinha. O resultado é a proliferação generalizada de organismos anaeróbios, com consequente diminuição da porcentagem de oxigênio na área e morte de peixes e de outros representantes da fauna e flora marinhas. Processo conhecido por eutrofização.
Somente no vazamento do Golfo do México foram estimados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho seminário
  • trabalho de seminario
  • trabalho de seminario
  • Trabalhos e seminários
  • Trabalho de Seminário
  • Trabalho seminario
  • trabalho do seminario
  • Seminários e Trabalhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!