Trabalho Noturno

Páginas: 9 (2059 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
Trabalho em Turno e Noturno
Organização Mundial da Saúde conceitua saúde como "o completo estado de bem estar físico, psíquico e social". Poderíamos agregar a este conceito que saúde é qualidade de vida, sendo também, o resultado do total funcionamento do indivíduo em seu ambiente, ou segundo  citado por Falzon (1996): "Saúde é a ausência de estados, como: patologia, deficiência, restrição davida social e miséria econômica", ou seja, saúde deve ser vista preferencialmente como o resultado de um processo de construção de uma vida saudável ou, ainda, a adoção de práticas adequadas de cuidados médicos, de higiene pessoal, de prevenção contra doenças, de prevenção de acidentes e de equilíbrio das atividades diárias: trabalho, recreação, sono e repouso. (Slide 1)
Assim, há várias dimensõesda vida do ser humano e da chamada saúde total de uma pessoa: física, social, emocional, intelectual, espiritual e ocupacional, ou seja, o trabalho e as condições em que este trabalho é realizado são fatores preponderantes no estado de saúde integral do indivíduo. (Slide 2)
O trabalho em turnos e noturno é responsável nos países desenvolvidos por cerca de 20% do nível de emprego e,aproximadamente, metade desse trabalho em turnos sendo realizado no turno noturno e o labor noturno não rodiziante correspondendo a 1/3 de todo o trabalho em turnos. (Slide 3)
A organização temporal do trabalho em turnos e noturno traz inegáveis prejuízos para a saúde do trabalhador, tanto no aspecto físico, como psíquico, emocional e social, alguns bastante conhecidos e outros, ainda, necessitando de maiorinvestigação, bem como tarefas que resultem em esforços adicionais, em virtude da organização do trabalho, deixam marcas indeléveis no trabalhador, como as manifestações psicossomáticas.
O trabalho em turnos e noturno, ao provocar redução do estado de vigília afeta a produtividade e a segurança, custando às companhias americanas, que dependem desta forma organizacional do trabalho, cerca de 70bilhões de dólares por ano, dados fornecidos por. (Slide 4)
O trabalho em turnos e noturno pode ser causa de uma série de distúrbios, pois 30% dos trabalhadores de turnos se queixam de sintomas de gastrite, das doenças cardiovasculares relacionadas com trabalho 7% delas são atribuídas ao trabalho em turnos e noturno, havendo, também, uma conexão entre perturbação do sono e hipertensão arterial emtrabalhadores noturnos, colocando os mesmos sob risco de doença coronariana. Parece haver evidências que a estimativa de vida dos trabalhadores em turnos é 10 % menor que os outros trabalhadores diurnos. (Slide 5)
Por outro lado, os problemas e conflitos decorrentes do trabalho em turnos e noturnos não se ligam unicamente às mudanças de ritmos biológicos e parâmetros fisiológicos, mas sim, efortemente, a uma dessincronização familiar e social.
O trabalho em turnos e noturno (rodiziante ou não), como parece evidente, pode ser responsável por inúmeros distúrbios fisiológicos e psicossociais, transformando-se em uma das mais perversas formas de organização temporal do trabalho, constituindo seus sintomas imediatos e de longo prazo, numa verdadeira Síndrome de Maladaptação ao Trabalho emTurnos.
As manifestações agudas dentro do primeiro mês de exposição ao sistema de trabalho em turnos e noturno são caracterizadas por insônia, excessiva sonolência durante o trabalho, distúrbios do humor, aumento de acidentes e problemas familiares, sociais e emocionais. Após cinco anos neste sistema de trabalho, o indivíduo passa a apresentar manifestações crônicas ligadas a desordens do sono,doenças cardiovasculares e gastrointestinais, absenteísmo, separação e divórcio.
Outras conseqüências também fazem parte da vida de quem trabalha à noite, como a fadiga, sonolência durante o dia, memória e raciocínio fraco, déficit de atenção, e alterações no estado emocional, causando estresse, intolerância, cansaço emocional, crises de ansiedade, e mudanças no humor. Os relacionamentos ficam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho noturno
  • Trabalho noturno
  • trabalho noturno
  • Trabalho Noturno
  • Trabalho noturno
  • Trabalho Noturno
  • Trabalho noturno
  • Trabalho noturno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!