Trabalho Noturno

Páginas: 3 (718 palavras) Publicado: 14 de julho de 2015
Saiba como o turno mexe com você

Perturbações na familia e na vida social. O trabalho em turno afeta a familia inteira. Devido ao trabalho de turno, a rotina familiar nunca pode ser inteiramentevivida. A participação em atividades externas tais como cursos, clubes ou esportes tornam-se complicadas. Há um grau de isolamento social para os trabalhadores de turno. Isso tudo é ainda mais intensopara os que, além do turno de revezamento, ainda passam a intrajornada confinados.


A forma com que o corpo administra seus parâmetros (temperatura, pressão, níveis hormonais, ácidos, etc)diariamente é conhecida como Ciclo Circadiano, o nosso relógio biológico.

Coração

Um estudo do Helsinki Heart Center constatou que trabalhadores que fazem turno de revezamento por um período de maisde 5 anos têm aumento de 40% a 50% no risco de doenças coronárias comparados aos trabalhadores com jornada diurna. Se comparados aos “trabalhadores de colarinho branco”, o risco aumenta em 70%. Umestudo sueco mais recente mostrou aumento no risco de doenças no coração por anos de trabalho em turno de revezamento. O risco aumenta em 50% para dois anos em turno; 100% de 6 a 10 anos; 120% de 11 a 15anos; e 180% de 16 a 20 anos.

Sono

O trabalho em turno de revezamento tem efeito direto sobre o sono. Os altos e baixos do ciclo circadiano aumentam a o estado de alerta de manhã,dificultando pegar no sono. Fatores externos como ruído, luz do sol e obrigações familiares frequentemente interrompem ou encurtam os repousos. Há perda também na qualidade. As pessoas passam menos tempo nosestágios de sono profundo, importantes para recuperar a fadiga. Também têm menos sono do tipo “Rapid Eyes Movement” (REM), importante para a saúde mental.


Mente

Muitos estudos mostram quetrabalhadores em turno têm mais queixas de nervosismo, fadiga crônica, ansiedade, depressão e irritabilidade. “Você se sente como se tivesse um colapso nervoso?” e “Você reage com irritação mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho noturno
  • Trabalho noturno
  • trabalho noturno
  • Trabalho Noturno
  • Trabalho Noturno
  • Trabalho noturno
  • Trabalho noturno
  • Trabalho noturno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!