trabalho mat seq

Páginas: 8 (1983 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Reconhecer figuras bi e tridimensionais :

1. Fabiana trabalha numa fábrica de caixas. Observe as caixas que Fabiana fabricou. 


As caixas mais vendidas para colocar bombons têm a forma de cubos e paralelepípedos. Quais são elas?


a) Tipo I e II                     b) Tipo I e III                 c) Tipo II e III                  d) Tipo II e IV

Isso porque, quando a prova se refere afiguras tridimensionais, só consegue avaliar a representação plana delas, já que os sólidos não estão disponíveis para visualização ou manipulação no momento. Se a figura mencionada no enunciado é um cubo, por exemplo, é mostrado apenas a representação dele no papel (veja o exemplo no quadro acima). 

Para que seja bem-sucedido na tarefa, é essencial que o aluno tenha resolvido problemas em sala com asfiguras tridimensionais e suas representações em diferentes situações. "Só assim é possível se familiarizar com suas características e reconhecê-las depois na representação plana", observa Priscila.
Reconhecer figuras bi e tridimensionais

Observe o bumbo que Beto gosta de tocar. Ele tem a forma de um cilindro.





Qual é o molde do cilindro?
(A)
(B)
(C)
(D)






Análise 

Chega-se àalternativa correta relacionando a imagem do bumbo à planificação de um cilindro. Quem tem contato constante com figuras tridimensionais e suas planificações identifica suas faces, estabelece relações entre elas e as formas geométricas e terá mais facilidade para dar conta do trabalho.

Orientações
 
É possível aprofundar a análise das figuras tridimensionais pedindo que cada grupo, longe dos olhos doscolegas, faça uma construção utilizando sólidos geométricos. Em seguida, um envia uma mensagem ao outro com orientações sobre sua produção, informando o nome das figuras que foram utilizadas para que, sem olhar, a construção seja reproduzida.

Reconhecer figuras bidimensionais

Mariana colou diferentes figuras numa página de seu caderno de Matemática, como mostra o desenho abaixo.




Essas figurastêm em comum
(A) o mesmo tamanho.
(B) o mesmo número de lados.
(C) a forma de quadrado.
(D) a forma de retângulo.

Análise 

Saber identificar as figuras e relacionar umas às outras é essencial. Dessa forma, percebe-se que nem todas são quadrados ou retângulos ou do mesmo tamanho. O número de lados, porém, é uma característica comum.

Orientações 

Leve às crianças diferentes desafios queexijam colocar em palavras as propriedades das formas. Por exemplo, interpretar descrições orais de figuras bi e tridimensionais. Assim, você permite que tomem consciência sobre as características (não apenas as visíveis) delas e depois verifiquem a validade do que concluíram. Lembre-se de que não basta abordar o tema uma única vez. Ele tem de se estender por várias aulas e se apresentar emdiferentes níveis de complexidade. Retome as propriedades das formas que foram observadas num dia para que sejam ampliadas, revistas e sistematizadas.

Identificar quadriláteros

Chegando a uma cidade, Fabiano visitou a igreja local. De lá, ele se dirigiu à pracinha, visitando em seguida o museu e o teatro, retornando finalmente para a igreja. Ao fazer o mapa do seu percurso, Fabiano descobriu que formavaum quadrilátero com dois lados paralelos e quatro ângulos diferentes.

O quadrilátero que representa o percurso de Fabiano é um
(A) quadrado.
(B) losango.
(C) trapézio.
(D) retângulo.
Análise

Identificar quadriláteros e saber nomeá-los é essencial
para acertar esse item. Por isso, o vocabulário específico da geometria deve aparecer em ocasiões de comunicação em sala de aula, setransformando, consequentemente, num recurso útil e necessário para que todos entendam do que se está falando num caso como esse.

Orientações

A cópia de figuras é um trabalho que, guardadas certas condições, promove a análise de suas propriedades. Leve em conta variáveis que interferem na complexidade do problema, como a figura pedida - que depende do conteúdo trabalhado - e o tipo de folha usado (num...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Mat
  • Trabalho de mat
  • trabalho de mat
  • trabalho de mat
  • Trabalho De Mat
  • Trabalho De Mat
  • Trabalho De Mat
  • trabalho mat

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!