trabalho- higiene e profilaxia - cme

Páginas: 7 (1639 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Centro de Material e Esterilização - CME
























Introdução

CME - Centro de Materiais de Esterilização é de fundamental importância para o funcionamento dos hospitais, ambulatórios. Sua operação envolve uma série de processos em que a organização, empenho e controle de qualidade são essenciais, para que as questões estejamlivres de microorganismos.
O CME é uma unidade de apoio técnico dentro do estabelecimento de saúde destinada a receber material considerado sujo e contaminado, descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, bem como, preparar e esterilizar as roupas limpas oriundas da lavanderia e armazenar esses artigos para futura distribuição.
Este trabalho descreve o CME em sua estrutura física, a descriçãodas áreas, fluxos de materiais, métodos de esterilização, equipamentos e controle de qualidade, a fim de oferecer uma visão geral do funcionamento do CME, enfatizando a sua importância e como ela precisa de profissionais qualificados para o seu bom funcionamento.
















Centro de Material e Esterilização
1- Definição
CME é uma unidade de apoio técnico que tem comofinalidade o fornecimento de materiais médicos hospitalares adequadamente processados, proporcionando assim condições para o atendimento direto a assistência a saúde dos indivíduos enfermos e sadios (RDC nº. 307 , ANVISA).

Área Física
A área física do CME deve permitir o estabelecimento de um fluxo contínuo e unidirecional do artigo médico-hospitalar, evitando o cruzamento de artigos sujos com oslimpos e esterilizados, como também evitar que o trabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa.

2- Localização da CME

Quanto à localização da CME na arquitetura hospitalar, o ideal é que esta encontre-se próxima aos centros fornecedores (almoxarifado e lavanderia), entretanto, primando pela boa comunicação e bom transito com os centro recebedores(Centro Cirúrgico, Obstétrico, Unidade de Tratamento Intensivo, Pronto-socorro etc.)

3- Tipos de CME

Descentralizada
Teve início na década de 50, cada unidade prepara seus materiais, mas os encaminha para serem esterilizados em um único local.

Semi-centralizazada
Materiais preparados em cada unidade,mais esterizados em um único local.

Centralizada

Utilizada atualmente, osmateriais do hospital são processados no mesmo local, ou seja, os materiais são preparados, esterilizados, distribuídos e controlados quantitativa e qualitativamente na CME.
O ideal é que sejam centralizadas (uma para todo o hospital, por exemplo) para que haja uma padronização das técnicas de processamento de material estéril, garantindo a qualidade do processo e favorecendo a economia de pessoal,material e tempo.
4- Fluxograma
A dinâmica e fluxograma da CME deve impedir a contaminação de artigos já esterilizados, manter a limpeza ambiente, reduzir o risco ocupacional e facilitar o trabalho dos componentes da equipe que a compõe.
É composto por unidades consumidoras e unidades fornecedoras que passam pela CME e são distribuídas para recepção de artigos sujos, limpeza e secagem dos artigosrecepção de roupas, recepção de artigos limpos, preparo e acondicionamento, esterilização, armazenamento de artigos processados e depois distribuição.
Para o estabelecimento de um fluxo unidirecional, é necessário que haja barreira física entre as áreas: suja (expurgo), limpa (preparo de material e preparo da carga de esterilização) e estéril (retirada de material estéril das esterilizadoras,guarda e distribuição de material estéril). É necessário também restringir o acesso aos profissionais da área.

5- Atividades

● Receber, desinfetar e separar materiais;
● Lavar os materiais;
● Receber roupas vindas da lavanderia;
● Preparar os materiais e as roupas em pacotes;
● Esterilizar os materiais e as roupas, através dos métodos físicos e/ou químicos, proporcionando condições de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Higiene e profilaxia
  • HIGIENE E PROFILAXIA
  • Higiene e profilaxia
  • Higiene e profilaxia
  • higiene e profilaxia
  • higiene e profilaxia
  • Higiene e Profilaxia
  • Higiene e profilaxia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!