pre- mordernismo

Páginas: 18 (4275 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Pós-modernismo

Pós-modernidade ou Pós-modernismo é a condição sócio-cultural e estética que prevalece sobre os conceitos predominantes à era moderna contrastando-a e dando inicio a uma nova era. Tem como principio a consequente desvalorização dos conceitos ideológicos dominantes na era moderna; a crise das ideologias e dos ideais que dominaram o século XX, tendo como fator eventual a quedado Muro de Berlim.
O uso do termo se tornou corrente a controvérsias quanto ao seu significado e a sua pertinência, mas os principais vestígios estão ligados ao conceito de que um ideal não pode ser dado de forma massiva a uma sociedade, gerando uma espécie de pensamento pré-fabricado usado para manipular a massa de forma mecanizada. Os maiores exemplos são o Nazismo Alemão e o Comunismo Russo.Ambos moveram a sociedades através de praticas ditatórias, toda controlada por ideais.
Alguma escola de pensamento tem-na como o fundamento do alegado esgotamento do movimento modernista, que dominou a estética e a cultura até final do século XX, substituindo, assim, a era moderna. Outros, por sua vez, afirmam que a pós-modernidade seria a extensão da modernidade, englobando-a para cobrir odesenvolvimento no mundo, onde houve a perda da aura do objeto artístico pela sua reprodução em múltiplas formas: fotografias, vídeos, etc. (Walter Benjamin).
Pós-modernidade pode significar uma resposta pessoal para uma sociedade pós-moderna, as condições na sociedade que a fazem pós-modernas ou o estado de ser que é associado a uma sociedade pós-moderna. Em muitos contextos, poderia ser distinguido depós-modernismo, a consciente adoção de filosofias pós-modernas ou de seus traços na arte, literatura e sociedade.
O crítico brasileiro Mário Pedrosa foi um dos primeiros a utilizar este termo em 1964 (Madeira, A. p.1). Em importante artigo sobre a arte de Hélio Oiticica Pedrosa afirmava na ocasião (Pedrosa, 1981:2005):

Pós-Modernismo
É o estado ou condição de estar após a modernidade - depoisou em reação ao que é moderno, como na arte pós-moderna (veja pós-modernismo). Modernidade é definida como um período ou condição vagamente identificado com a Era Progressiva, a Revolução Industrial, ou o Iluminismo. Na filosofia e na crítica teórica pós-modernidade refere-se ao estado ou condição da sociedade que é dito existir após a modernidade, uma condição histórica que marca as razões para ofim da modernidade. Esta discrição é atribuída aos filósofos Jean-François Lyotard e Jean Baudrillard.
O relacionamento entre a pós-modernidade e a teoria crítica, sociologia e a filosofia é ferozmente contestado e os termos "pós-modernidade" e "pós-modernismo" são geralmente difíceis de distinguir, sendo o primeiro muitas vezes o resultado do posterior. O período tem tido diversas ramificaçõespolíticas: suas "idéias anti-ideológicas" parecem ter sido positivamente associadas com o Movimento Feminista, movimentos de igualdade racial, movimentos a favor dos direitos dos homossexuais, a maioria formas do anarquismo do final do século 20 e até de movimentos de paz tão bem quanto vários híbridos destes atuais movimentos anti-globalização. Apesar de nenhuma dessas instituições inteiramenteabraçarem todos os aspectos do Movimento Pós-Moderno em sua definição mais concentrada que eles todos refletiram, ou pegaram emprestado, de alguma de suas idéias mais centrais.

Diferentes concepções
Segundo o francês Jean-François Lyotard, a "condição pós-moderna" caracteriza-se pelo fim das metanarrativas. Os grandes esquemas explicativos teriam caído em descrédito e não haveria mais"garantias", posto que mesmo a "ciência" já não poderia ser considerada como a fonte da verdade.
Para o crítico marxista norte-americano Fredric Jameson, a Pós-Modernidade é a "lógica cultural do capitalismo tardio", correspondente à terceira fase do capitalismo, conforme o esquema proposto por Ernest Mandel.
Outros autores preferem evitar o termo. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, um dos principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pre Mordernismo
  • Pré-Mordernismo
  • Mordernismo
  • Mordernismo
  • Pre
  • Pre Os
  • Pré
  • Pre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!