jnjnj

656 palavras 3 páginas
Slide 1
Na Alemanha, a ginástica surge para atingir as finalidades apontadas anteriormente, particularmente a defesa da pátria, uma vez que este país, no início do século XIX, não havia ainda realizado a sua unidade territorial. Era preciso, portanto, criar um forte espírito nacionalista para atingir a unidade, a qual seria conseguida com homens e mulheres fortes, robustos e saudáveis.
Slide 2
Acreditavam os idealizadores da ginástica alemã que este “espírito nacionalista” e este “corpo saudável “ poderiam ser desenvolvidos pela ginástica, construída a partir de “bases científicas”, ou seja, das ciências que dominavam a sociedade da época: a biologia, a fisiologia, a anatomia
Slide 3
Johann Bernhard Basedow (1723-1790)
Em 1774 ele cria sua escola chamada O Philantropinum foi a primeira escola dos tempos modernos a ter um cunho fundamente democrático, pois, seus alunos provinham indiferentemente, de todas as camadas sociais. Foi também, a primeira escola a incluir a ginástica no curriculum, no mesmo plano das matérias chamadas teóricas ou intelectuais.

Slide 4
Guths Muths, considerado o pai da ginástica pedagógica moderna, nasceu em Quedlinburg, a 9 de agosto de 1759, Guths Muths estabelece um grupamento genérico pos exercícios, nitidamente metodológico, constituído por oito grupos: saltos, marchas,arremessos, lutas, trepar, equilibrismo, levantar e transportar e exercícios de ordem (escola do soldado).
O pai da ginástica alemã morreu em Ibenheim, a 21 de maio de1839
Slide 5
Baseada nas leis da fisiologia, a ginástica para este autor deveria ser organizada pelo Estado e ministrada todos os dias para todos: homens, mulheres e crianças. No início do século XIX, já aparece uma preocupação com o corpo da mulher, pois ela é que gera os “filhos da pátria”. A ginástica, então, ministrada todos os dias, seria o meio educativo fundamental da nação, disseminando cuidados higiênicos com o corpo e com o espaço onde se vive.
Slide 6
As preocupações que nortearam

Relacionados

  • jnjnj
    633 palavras | 3 páginas