Trabalho em altura

Páginas: 17 (4061 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Na realização do trabalho em altura se faz necessária a perfeita utilização de todos os procedimentos e equipamentos de segurança disponíveis e regulamentados, para garantia da integridade física dos realizadores destes trabalhos, assim como da proteção das pessoas que transitam próximas a estas áreas.
Treinamento para Trabalho em Alturas
Na elaboração dos treinamentos deve-se definir:
a)conteúdo programático;
b) carga horária;
c) material instrucional.
Os trabalhadores que realizam trabalhos em altura devem sempre:
• Respeitar e conhecer os riscos e normas de segurança relativas ao seu trabalho;
• Utilizar todas as técnicas corretas na realização de suas atividades;
• Verificar diariamente a existência dos EPI’s, assim como o seu bom estado de conservação e funcionamento;Cabe ao profissional responsável pela atividade fazer uma minuciosa análise das condições dos trabalhos que serão realizados, tomando todas as medidas para que esses ocorram com total segurança, tanto para ele, quanto para os colegas de trabalhado e terceiros.
Todas as atividades com risco para os trabalhadores devem ser precedidas de análise e o trabalhador deve ser informado sobre estes riscos esobre as medidas de proteção implantadas pela empresa, conforme estabelece a NR 1
Treinamento periódico e eventual: O periódico 8HS deve ser realizado a cada dois anos e o eventual não são estabelecidos carga horária e conteúdo programático, que estarão atrelados à situação que o motivou. Ao término do treinamento deve ser emitido certificado contendo, o nome do trabalhador, conteúdoprogramático, carga horária, data, local de realização do treinamento, nome e qualificação dos instrutores e assinatura do responsável.
35.4. Planejamento, Organização e Execução
O cinto de segurança deve ser do tipo paraquedista e dotado de dispositivo para conexão em sistema de ancoragem: O sistema de ancoragem é integrado por componentes definitivos ou temporários, dimensionados para suportar impactos dequeda, aos quais o trabalhador possa conectar seu Equipamento de Proteção Individual, diretamente ou através de outro dispositivo, de modo a que permaneça conectado em caso de perda de equilíbrio, desfalecimento ou queda.
O ponto de ancoragem é um local para fixação de um dispositivo contra queda. Pode ser um simples olhal de rosca, gancho de metal, talha de viga, ou outro elemento estrutural comcapacidade nominal adequada. Além de resistir a uma provável queda do trabalhador, a ancoragem pode ser para restrição de movimento.
O risco de queda de materiais e ferramentas: A queda de materiais e ferramentas deverá ser impedida com a utilização de procedimentos e técnicas, tais como o emprego de sistemas de guarda corpo e rodapé, utilização de telas ou lonas de vedação, amarração dasferramentas e materiais, utilização de porta ferramentas, utilização de redes de proteção, ou quaisquer outros que evitem.
Siistema de comunicação: Esse item diz respeito à necessidade da existência de sistema de comunicação em sentido amplo, não só entre os trabalhadores que estão executando as tarefas em altura, como entre eles e os demais envolvidos direta ou indiretamente na execução dos serviços,inclusive em situações de emergências Quando apresentarem defeitos, degradação, deformações ou sofrerem impactos de queda, pontos de ancoragem, cinturões de segurança, talabartes, absorvedores de energia, cabos, conectores e trava quedas devem ser descartados e inutilizados para evitar reuso.
Alguns tipos de trava quedas retráteis, quando sofrerem impacto de queda, podem ser revisados conformeestabelece a norma ABNT e de acordo com as especificações do fabricante.
NR35- Esta norma propõe autilização dos preceitos da antecipação dos riscos para
a implantação de medidas adequadas, pela utilização de metodologias de análise de risco e de instrumentos como as Permissões de Trabalho, conforme as situações de trabalho, para que o mesmo se realize com a máxima segurança

NR 6 -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho em Altura
  • Trabalho em Altura
  • Trabalhos em altura
  • Trabalho em Altura
  • trabalho em altura
  • Trabalho em altura
  • Trabalhos em Alturas
  • Trabalho em altura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!