Trabalho Economia Aluno Rodrigo Pinho e Pinto TGEEE12 24 Prof

942 palavras 4 páginas
1)
a) O custo de oportunidade é um conceito que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis. É caso para dizer que o custo de oportunidade está associado àquilo a que um agente economico renuncia na hora de tomar uma decisão. O custo de oportunidade também é o custo de um investimento não levado a cabo (calculado, por exemplo, com base na rentabilidade esperada dos fundos investidos).Para que um investimento tenha lógica financeira, o seu rendimento deve ser, no mínimo, igual ao custo de oportunidade. Caso contrário, seria mais aquilo que se iria perder por descarte do que aquilo que se ganharia pelo investimento concretizado. O custo de oportunidade também pode ser estimado a partir da rentabilidade que teria um investimento e tendo em conta o risco aceite. Este tipo de cálculos permite contrastar o risco dos diversos investimentos possíveis. Na macroeconomia considera que o custo de oportunidade apenas pode ser estabelecido a partir dos fatores externos do investimento.
b) Diria a ele que não compensaria trocar o emprego e o investimento em poupança que lhe daria retorno de R$ 76mil por ano, por uma empresa que lhe daria apenas R$ 45mil de retorno por ano.
c) Diria ao meu amigo que continue investndo na Poupança e seu trabalho, pois o retorno é maior
2)
Resultado apurado ao final do exercício que aponta saldo negativo (no caso de positivo, superávit) no confronto entre a soma de todas as receitas e de todas as despesas empenhadas, indicando que as receitas orçamentárias foram menores do que as despesas orçamentária.
3)

4)
Política Fiscal expansiva : é usada quando há uma insuficiência de demanda agregada em relação à produção de pleno – emprego, onde estoques excessivos se formariam, levando empresas a reduzir a produção e seus quadros de funcionários, aumentando o desemprego. As medidas do governo seriam:
Aumento dos gastos

Relacionados