Trabalho Dispensa Sociologia E Antropologia

Páginas: 7 (1639 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA – CAMPUS AIMORÉS



Marcela Duarte Campos





A ORIGEM DA ANTROPOLOGIA









BELO HORIZONTE
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA – CAMPUS AIMORÉS

Marcela Duarte Campos – RA 31329852


A Origem da Antropologia


Trabalho de sociologia e antropologia apresentado como requisito de avaliação para dispensa de disciplina do Centro Universitário UNA – Campus Aimorés

Professora eOrientadora: Maria José G. Rezende

BELO HORIZONTE
2014


Sumário

1 – Título: Origem da Antropologia: Conceito e Objeto
2 – Resumo
3 – Introdução
4 – Metodologia (Pesquisa bibliográfica)
5 – Análise e discussão da pesquisa
6 – A origem da Antropologia
7 – Objeto e conceito da Antropologia
8 – O estudo da Antropologia
9 – Conclusão
10 – Bibliografia





















ORIGEM DA ANTROPOLOGIA:CONCEITO E OBJETO








2 – Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o que é Antropologia, sua origem, seus conceitos e objetivos.



















3 – Introdução
O termo Antropologia vem do grego “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento, razão, pensamento). É na verdade a ciência que estuda o ser humano sua diversidade cultural e toda sua complexidade.
É umestudo que envolve a integração de diversas disciplinas, tendo duas grandes áreas de estudo, com objetivos limitados e interesses próprios, são elas: a Antropologia Física ou biológica e a Antropologia Cultural ou social. Todas com o objetivo de aprofundar-se nos seres humanos e na forma como se correlacionam física e culturalmente.
São objetos de estudo o homem e suas culturas, mitos, costumes,linguagem, valores, crenças, leis, entre outros.
A antropologia é na verdade uma atividade sociocultural, que encontra-se presente em diversas áreas, como as questões sociais, econômica, política, religiosa, moral, artes, linguagem, comunicação, relação familiar, etc.
A seguir, apresentaremos um estudo detalhado sobre a origem e o conceito da Antropologia e a sua real influência nas populaçõessocialmente organizadas.











4 – METODOLOGIA: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA




















5 – Análise e discussão da pesquisa




















6 - A origem da Antropologia
A antropologia pode ser considerada como a história natural e física do homem em seu processo evolutivo no espaço e no tempo.
Na antiguidade clássica já havia relatos de gregos, chineses e romanos acerca das culturasdiferentes das suas, nestes relatos pode-se dizer que nascia a Antropologia. Um exemplo disto são os textos de Heródoto, que descreve minuciosamente as culturas com as quais se relacionava.
Tais percepções surgem em meados do século XVI, e se fazem presente apenas dois séculos depois, durante o movimento do iluminismo. Mas, somente após a Revolução Iluminista do século XVIII, a Antropologia adquire acategoria de ciência, tendo como objeto a análise das Raças Humanas, momento em que a Antropologia surge de fato como disciplina.
De acordo com François Laplantine, em sua obra: Aprender Antropologia, o projeto antropológico do século XVIII supõe:
“1) A construção de um certo número de conceitos, começando pelo próprio conceito de homem, não apenas enquanto sujeito, mas enquanto objeto do saber;abordagem totalmente inédita, já que consiste em introduzir dualidade característica das ciências exatas (o sujeito observante e o objeto observado) no coração do próprio homem;”
2) “A constituição de um saber que não seja apenas de reflexão, e sim de observação, isto é, de um novo modo de acesso ao homem, que passa a ser considerado em sua existência concreta envolvida as determinações de seuorganismo, de suas relações de produção, de sua linguagem, de suas instituições, de seus comportamentos. Assim começa a constituição dessa positividade de um saber empírico (e não mais transcendental) sobre o homem enquanto ser vivo (biologia), que trabalha (economia), pensa (psicologia) e fala (linguística)... Antes dessa época, a linguagem, quando tomada em consideração, era objeto da filosofia ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de sociologia e antropologia (Filme: meu nome é rádio)
  • antropologia das emoçoes- antropologia e sociologia
  • Sociologia e Antropologia
  • Antropologia e Sociologia
  • Sociologia e antropologia
  • Antropologia e Sociologia
  • Sociologia e antropologia
  • Antropologia e sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!