TRABALHO DE QUIMICA

Páginas: 15 (3726 palavras) Publicado: 7 de fevereiro de 2014

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA



ALUNO:
WENDELL MACHADO
JORGE LUCAS
FERNANDO NÉ
KEVIN FILEMOM
CARINA
SIMONE



Bases(Químicas)






BELÉM
2013
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA


ALUNO
WENDELL MACHADO
JORGE LUCAS
FERNANDO NÉ
KEVIN FILEMON
CARINA GABRIELA
SIMONE GRAFF


Bases(Quimicas)











BELÉM
2013
Sumário1-Introdução
Neste trabalho temos por finalidade apresentar de forma pratica e dinâmica sobre o assunto de Bases, e desse modo explicar todas as vertentes de estudo possíveis baseados no curso de Engenharia Civil.
Trabalhamos com a finalidade de usar os dados coletados (PH, condutividade, temperatura, salinidade e TDS) por uma amostra qualquer concedida pelo professor Ronaldo Magnopara exemplificar com o uso deste relatório de que forma podemos enquadrar o relatório em normas e buscamos uma solução para o problema suspostamente encontrado na solução.


















2-Base(Químicas)
Uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedadesdizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de íons H+ sendo considerado base as soluções que têm, a 25 °C, pH acima de 7.
Possuem sabor adstringente e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou sodacáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado.
A caracterização mais antiga das bases parte de sua ação sobre o tornassol, um indicador ácido-base que fica vermelho em ácido e azul em bases. Portanto, bases eram consideradas as substâncias que mudam para azul a cor do tornassol vermelho.
A definição de base como uma substância que, em solução aquosa origina como ânionsexclusivamente os íons hidroxila, foi proposta por Arrhenius em 1887 e adotada pela Química Clássica. A presença da hidroxila explica o sabor, a ação sobre os indicadores e sobre os ácidos, e a condutibilidade elétrica de suas soluções. A teoria de Arrhenius limita-se a substâncias que reagem em meio aquoso e não explica o comportamento básico de algumas substâncias, como a amônia, que não possuihidroxila e é gasosa nas condições ambiente.
Em 1923, o químico dinamarquês Johannes Nicolaus Brønsted e o inglês Thomas Martin Lowry, em estudos desvinculados entre si, propuseram a definição de base como "espécies químicas capazes de receber prótons". Este conceito inclui, além do OH–, outros ânions, como o Cl– e até mesmo moléculas, como a água (H2O) e a amônia, indo além das substâncias contidasna definição de Arrhenius, tornando-se o conceito mais amplamente utilizado na descrição de reações entre ácidos e bases, como as que ocorrem na produção de biodiesel.
No mesmo ano de 1923, Gilbert Lewis sugeriu um novo conceito, definindo como base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química - doador do par electrônico, formando ligações dativas. A definiçãode Lewis é mais geral e completa, por se aplicar também a sistemas não aquosos e a casos não previstos na teoria anterior, e é a chave para a compreensão da química dos minerais na alimentação humana.
O termo "álcali", introduzido pelos alquimistas e usado como um sinônimo, pode também ser usado em sentidos mais restritos para designar bases solúveis em água ou um tipo especialmente forte debases, formadas com metais alcalinos, como hidróxidos de sódio, de potássio, de lítio, de rubídio e de césio.
As bases têm a capacidade de neutralizar os ácidos, formando água e um sal. Por isto, são utilizadas para corrigir o pH da água. Esta reação, designada salificação ou neutralização, ocorre como descrito abaixo:
H2SO4 + Ca(OH)2 → 2 H2O + CaSO4
(ácido sulfúrico + hidróxido de cálcio =...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • trabalho de quimica
  • Trabalho de quimica
  • Trabalho quimica
  • Trabalho de química
  • Trabalho de Química
  • Trabalho de Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!