PROJETO DE PESQUISA

Páginas: 12 (2966 palavras) Publicado: 7 de fevereiro de 2014
INTRODUÇÃO


Ensinar História para crianças não é tarefa das mais fáceis. Principalmente por ser esta a disciplina que encontra maior resistência entre os alunos do ensino fundamental. As questões mais freqüentes são: porque devo estudar o que já passou para que guardar todas estas datas o que tem a ver com minha vida estes fatos Existe uma comunidade de sentidos no que se refere àdisciplina História.
Este mal estar é fruto dos rumos tomados pelo ensino de História desde sua implantação como disciplina autônoma em 1837. Deste momento em diante, o ensino de História passou a servir a determinados objetivos políticos e seu método era baseado na memorização de datas e na repetição oral de textos escritos.
O senso comum sobre a disciplina História concebe a História como oresgate de todo o passado de todas as sociedades.
A história escrita é um recorte desse passado, não por incompetência dos profissionais de História, mas porque este é objetivo da produção do conhecimento histórico: problematizar o passado. Não se estuda História para contar tudo o que aconteceu, mas construir uma problemática sobre o passado ou sobre um tema em perspectiva histórica. É importanteressaltar, ainda, que essas motivações são sempre desencadeadas no presente.
É a teoria da História que fundamenta o ensino de História, logo, a compreensão e transformação da disciplina escolar repassa a interlocução com a construção do conhecimento histórico. No que se refere à educação básica, pensar historicamente é objetivo principal, então, impõe-se outra discussão, apontada por LAVILLE, 1999,p.135. Segundo ele, enquanto que na maioria dos países o ensino de história tem como objetivo desenvolver nos alunos as capacidades de que o cidadão precisa para participar da sociedade de maneira autônoma e refletida, o ensino de História, ainda é, muitas vezes, reduzido a uma narrativa fechada, destinada a moldar as consciências e a ditar as obrigações e os comportamentos para com a nação.
Opresente projeto procura refletir a cerca do ensino de História. Inicia-se com um breve histórico da disciplina nos currículos escolares. Posteriormente tenta-se expor as principais mudanças sofridas nos anos 80. Na seqüência reflete-se sobre algumas questões que devem nortear o ensino de História nas séries iniciais.


















OBJETIVOS:


OBJETIVO GERAL:
“Promoverum diálogo a respeito do Ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental centrado na análise de narrativas de professores, vislumbrando identificar indícios de uma consciência histórica” e das peculiaridades de sua construção nessa fase do processo de ensino e aprendizagem e refletir sobre as mesmas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Refletir, por meio da leitura das narrativas equestionários dos professores, qual a importância dada ao ensino de História nas séries iniciais.
Analisar a leitura dos professores, através de suas narrativas, sobre os PCN(s) específicos da disciplina, se este documento contribui para evidenciar a necessidade e importância do estudo da História na educação escolar do 1º ao 5º ano.
Verificar quais mudanças os PCN(s), o Programa Nacional do LivroDidático (PNLD) e o Período de estudo, promoveram ou não no ensino do 1° ao 5° ano na cidade de Lagoa Alegre e a forma como os professores dialogaram com o mesmo.




JUSTIFICATIVA


O presente projeto tem como finalidade buscar um significado profundo para uma aprendizagem eficaz da disciplina de História, tendo como lócus as escolas da rede municipal de Lagoa Alegre – PI.
Ao trabalhar aquestão da educação histórica e a sala de aula: o processo de aprendizagem em alunos das séries iniciais do ensino fundamental, Sandra Regina Oliveira, definiu seu trabalho objetivando a realização de um estudo sobre cognição histórica, nas palavras de Oliveira, trata-se de um campo de estudos que busca conhecer “as idéias, estratégias cognitivas e progressão do pensamento dos sujeitos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia de Pesquisa( Projeto de Pesquisa)
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa
  • Pesquisa-projeto
  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!