Trabalho De Psicoterapia

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 15 de abril de 2015
A psicoterapia em sua definição mais específica pode ser compreendida como um tratamento realizado por psicólogos ou por outros profissionais, para realizar mudanças significativas na vida de determinadas pessoas, problemas que surgem no cotidiano podem acarretar sérios prejuízos à vida afetiva e física dos sujeitos que procuram a psicoterapia, estes sujeitos geralmente possuem um significadocultural do que seja o papel do psicólogo e a própria psicoterapia em si, muitas dessas pessoas que procuram ajudam, veem o psicólogo como um grande conhecedor do mundo e dos sofrimentos humanos, como se ele tivesse guardado dentro dele a chave que revela os segredos de uma boa e saudável existência humana, permeia no imaginário das pessoas um ser que tudo sabe e que pode lhe dizer como deve ou nãoviver. A psicoterapia tem em umas de suas características diferentes bases epistemológicas e compressões de mundo e de homem, existem diversas psicoterapias espalhadas pelo mundo, cada uma tendo em sua essência suas teorias, métodos, e processos de mudanças, por essa razão podemos admitir que não existe uma psicoterapia, mas várias, e a eficiência delas depende das técnicas e também da própriarelação terapêutica, como o terapeuta, o próprio cliente, a aliança que os dois estabelecem ao decorrer da terapia.
De acordo com o livro ‘’Ser Terapeuta’’, numa parte da entrevista, Abel afirma:
‘’ eu acompanho, observo, presto atenção em obras de arte. Obras únicas, vivas, em mudança, lutando com suas raridades, originalidades. ’’
Pelo o que eu compreendi dessas entrevistas, que por sinal é muitorica, o significado de psicoterapia para os entrevistados do livro varia muito dependendo das bases teóricas de cada psicoterapia, para Abel o significado de psicoterapia para ele, esta ligada diretamente a uma forma de arte, incentivar as pessoas a mudanças, a dar estilo as suas vivencias, e criar novas formas de vida e de significados seria aqui o verdadeiro sentido da psicoterapia, nessacompreensão a psicoterapia seria uma arte de viver, uma arte de experiênciar novas formas de existência, deixando velhos costumes, atitudes e compreensões de mundo e de pessoas para trás.


Sentidos atribuídos ao ser terapeuta. Na experiência clinica Abel afirma:
“Ser terapeuta é ser um explorador do potencial. Esse treinado, flexibilizador de atores que vivem diferentes personagens e não aqueles quefazem só determinado tipo de papel.”
Ao ler as entrevista fica claro os sentidos dado a profissão e a aplicação dela. Achei interessante a visão do Abel porque ele tem como percepção de um profissional que respeita o processo, a identidade do cliente e ver o papel de um psicólogo na psicoterapia como um explorador, como um mediador da descoberta.
Já na entrevista com a Denise Ramos o que aparece praela como o básico é:
“O terapeuta tem que ter disponibilidade para se abrir a novas situações e entrar no mundo interno e misterioso do paciente.”
Disso tiro que alem de acompanhar, o terapeuta também que conhecer a terapia seria assim um processo de ativo para o sujeito e terapeuta onde os dois tem a oportunidade uma relação, de abrir um caminho, de mudança e de conviver. Isso se mostra nessafala, ainda da Denise: “A transformação nunca é só do cliente”. “É uma longa viagem de mãos dadas.”
Leon fala sobre o sentido de ser terapeuta para ele como: “Ser analista junguiano é ter um sentido aguçado da individualidade, da Alma, do símbolo, das imagens. É ter a coragem de viver a individuação. Portanto, é um ideal cada vez mais ou menos distante, diria até uma intenção”. Aqui ver-se o quantoteorias e abordagens psicológicas fazem parte do dia-a-dia do terapeuta e da sua visão de homem no mundo.
A relação terapêutica é vista na psicoterapia como fundamental no processo de progresso na terapia, portanto além das técnicas específicas de cada teoria, também se torna necessário uma boa relação terapêutica, muitos autores afirmam que o sucesso das terapias se deve mais ao estabelecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO A PSICOTERAPIA EM BUSCA DE DIONISIO
  • Trabalho a questão do tempo na psicoterapia breve
  • Psicoterapia analitica: um trabalho de expressão do processo de individualização
  • Psicoterapias
  • psicoterapia
  • psicoterapia
  • Psicoterapia
  • psicoterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!