Ciclo Do Enxofre

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 15 de abril de 2015
 Ciclo do enxofre

O enxofre é o 16º elemento mais abundante na crosta terrestre, constituindo 0,034% empeso, ocorrendo principalmente nas rochas, na forma de sulfatos solúveis presentes na água, nos sedimentos e nos solos.
É uma substância amarela encontrada no solo, que queima com facilidade. Ele entra na produção de ácido sulfúrico, uma substância muito utilizada parafertilizantes, corantes e explosivos (pólvora, palitos de fósforo, etc). O enxofre é encontrado nas rochas sedimentares, (formadas por depósitos que se acumularam pela ação da natureza) nas rochas vulcânicas, no carvão , no gás natural entre outros. Na biologia, ciclo do enxofre é o processo pelo qual o enxofre é transformado pelos seres vivos como animais e plantas e outros processos químicos.Basicamente o ciclo é composto por 6 etapas básicas:

1- As plantas absorvem compostos contendo enxofre além dos sulfatos
2- Na produção de aminoácidos das plantas o hidrogênio substitui o oxigênio na composição dos sulfatos;
3- Os seres vivos se alimentam das plantas;
4- microorganismos decompõe os aminoácidos que contêm enxofre nos restos de animais e plantas, criando sulfeto de hidrogênio;
5 - oenxofre é extraído do sulfeto por bactérias e microorganismos;
6 -sulfatos são produzidos pela ação de microorganismos na combinação do enxofre com o oxigênio.



O ciclo é basicamente sedimentar embora possua uma fase gasosa. A principal forma de assimilação pelos produtores é como sulfato inorgânico. O processo biológico envolve microrganismos com funções específicas deredução e oxidação. A assimilação é mineralizado em processo de decomposição. Entretanto, em condições anaeróbias, ocorre a redução a sulfetos, entre os quais o sulfeto de hidrogênio (H2S), composto letal à maioria dos seres humanos. Tanto no solo como na água, em condições aeróbias, ocorrerá a oxidação, passando à forma de enxofre elementar chegando a sulfato. Na presença de ferro (anaeróbia) formasulfetos férricos e ferrosos, permitindo que o fósforo converta-se de insolúvel para solúvel, tornando-se mais utilizável .O processo de queima de carvão e óleo combustível em indústrias e usinas interfere no ciclo, liberando dióxidos de enxofre, que tem potenciais danosos ao organismo, além de provocar, em certas situações, o que se denomina de “chuva ácida” e o Smog industrial.

O enxofre naLitosfera: A litosfera é o maior reservatório de enxofre, com um tempo de permanência da ordem dos 1010anos. Dentro das rochas sedimentares, os evaporitos incluem sulfatos como o gesso (CaSO4) e outros. Outros tipos de rochas, de natureza sedimentar ou ígnea, incluem sulfetos metálicos (pirites, blenda, galena, etc.).O enxofre encontra-se ainda, na forma nativa, junto a fontes hidrotermais e emdepósitos vulcânicos, à superfície ou no subsolo. Alguns depósitos de elementos sulfurosos, incluindo sulfetos metálicos como a pirite, são de origem biogénica.

O enxofre na água: O enxofre pode se apresentar de diversas formas, tais como íon sulfato (SO42-), íons sulfito (SO32-), íon sulfeto (S2-), gás sulfídrico (H2S), dióxido de enxofre (SO2), ácido sulfúrico (H2SO4), enxofre molecular (S0), associadoa metais (como FeS), etc. Dentre essas várias formas de enxofre presentes na água, o íon sulfato e o gás sulfídrico são as mais frequentes , sendo que íon sulfato assume maior importância na produtividade do ecossistema, visto que constitui a principal fonte de enxofre para os produtos primários. As fontes de enxofre para os ambientes aquáticos são principalmente três: decomposição de rochas,chuvas (lavagem da atmosfera) e agricultura (através da aplicação de adubos contendo enxofre). A concentração de enxofre nos lagos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Nos oceanos o enxofre encontra-se sob a forma de íon sulfato, SO4 2–,o 2º ânion aí mais abundante, e também como sulfeto de hidrogênio H2S dissolvido, enxofre elementar e substâncias resultantes do metabolismo das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo Do Enxofre
  • Ciclo do enxofre
  • Ciclo do enxofre
  • Ciclo Do Enxofre
  • ciclo de enxofre
  • Ciclo Do Enxofre
  • ciclo enxofre
  • Ciclo do enxofre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!