Trabalho De Psicologia Forense

Páginas: 18 (4442 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
ESCOLA DE ESTUDOS SOCIAIS – ESO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
















Análise do filme: “Laranja Mecânica” de acordo com a teoria Behaviorista e Psicoanalítica.


























Manaus 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
ESCOLA DE ESTUDOS SOCIAIS - ESO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO










DIEGO EMANUEL ARRUDA SANCHEZAnálise do filme: “Laranja Mecânica” de acordo com a teoria Behaviorista e Psicoanalítica.

























Manaus 2014
1. DA NARRATIVA DO FILME LARANJA MECÂNICA.

O filme Laranja Mecânica é uma ficção que nos leva a um cenário de uma hiperrealidade futurista, com isto o filme tem como proposta mostrar o exagero da sua forma mais clara, além de criticar toda a postura da sociedade tantopoliticamente como culturalmente. O longa é de 1971 e mesmo assim mostra toda uma atmosfera futurista que mesmo nos dias atuais é difícil de reconhecer.
Laranja Mecânica é um filme britânico de 1971, que conta a história de um jovem inglês punk, Alex, que não tem emprego, falta constantemente as aulas, sem visão para com o futuro, e que usa todo seu tempo livre liderando sua gangue de 4 rapazesde seu mesmo estilo. Todos passam as noites batendo em mendigos idosos, estuprando, roubando, envolvendo-se em brigas, demonstrando um comportamento extremamente violento e repugnante.
No filme, o autor Anthony Kubrick (ou melhor, do autor Burgess), explora a óptica de mundo do ponto de vista distorcido de seu personagem Alex, um jovem adolescente, líder de um grupo de delinquentes – os “groogs” –que buscam o prazer através da ultra--violência. Inconsequente e cruel, Alex diverte-se espancando mendigos, lutando com gangues rivais, roubando automóveis para provocar acidentes nas estradas, invadindo casas para violentar mulheres e outras práticas reprováveis.
O seu prazer é viver por viver, na filosofia de um dia atrás do outro, entremeando a sua rotina de ultra-violência com a paixãopelas músicas de Beethoven. Na sequência de uma disputa interna no grupo, Alex é atraiçoado pelos companheiros e é preso pela polícia, sendo condenado a 14 anos de cárcere pelo assassinato de uma mulher. Ao saber que está a ser ensaiado um novo método de recuperação de prisioneiros (“Reclamation Treatment”) que garante a sua liberdade imediata, Alex aceita ser submetido à experiência.
A soluçãoproposta é associar a violência a um extremo desconforto físico, pelo que o resultado final é a transformação de Alex numa nova versão do cão de Pavlov ou dos experimentos com ratos de Skinner.
Depois de ter recuperado de uma tentativa de suicídio, regenera-se e resolve enveredar por uma vida afastada da criminalidade. A obra é, pois, perpassada por um clima densamente atormentado e hostil, o que nosleva a algumas questões recorrentes na moderna Criminologia:
Em uma dessas noites, Alex comete assassinato e ao ser descoberto, é condenado a passar 14 anos na prisão, onde tem que lidar diariamente com a leitura da bíblia (que não o motivava para o amor, pois quando lia se imaginava como o agressor de Cristo), assédio de homossexuais e uma conduta totalmente diferente da que era acostumado.
Nessaépoca surge um novo tratamento psicológico, o qual Alex é submetido como um teste. É uma reabilitação social para que ele possa sair da prisão antes do previsto, renovado e pronto pra a vida em sociedade. Alex assim vai para a clínica Ludovico, que é onde inicia-se o tratamento behaviorista.
Deixando de lado agora a questão da descrição dos fatos narrados na ficção “Laranja Mecânica” passaremosagora a avaliar a conexão da hiperrealidade narrada no filme com as teorias psicológicas do Behaviorismo e da Psicanálise, passando então finalmente fazer uma crítica a esta hiperrealidade e comparando-a com a melhor teoria e abordagem, assim como os limites éticos, que entendemos serem mais justos, eficazes e socialmente corretos para se aplicar no mundo real.

2. A PSICANÁLISE E BEHAVIORISMO NO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Forense no Direito do Trabalho
  • Trabalho de psicologia Forense Mariangela
  • Trabalho Psicologia Forense 2 NPC
  • PSICOLOGIA FORENSE
  • Psicologia Forense
  • Psicologia forense
  • Psicologia Forense
  • Psicologia forense

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!