trabalho de penal

Páginas: 6 (1478 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013
3- PRIVAÇÃO EMOCIONAL E DELINQUÊNCIA

O homem não tem acesso direto às camadas inconscientes de seu psiquismo em que são atuantes e decisivas em suas metas de conduta. Se para o homem já é difícil, para o bebê e a criança em seus primeiros anos de vida fica mais difícil ainda. Por sérias observações e estudos sobre comportamentos, gestos e reações fica aqui o conhecimento sobre a menteinfantil e até onde ela pode desenvolver-se e constituir-se nas energias básicas de conduta do adulto.
Amor e ódio são sentimentos primários básicos que estão sempre presentes na vida psíquica de um homem e não tem porque não existir também na vida de uma criança. Na mente infantil, o amor e ódios se encontram da forma primitiva, indiferenciados e são vividos e experimentados primeiramente e maisintensamente na relação com o objeto que é mais próximo à criança, ou seja, a mãe.
Nos bebês, o amor e o ódio são apenas sentimentos puros de descarga e energia. Já nas crianças, elas são capazes de diferenciar de si o objeto e conhecer os próprios impulsos e é na figura materna, com relação emocional que ela encontrará a raízes de seu processo maturacional e sua capacidade de definir, entender econtrolar suas necessidades e desejos. Podendo assim gerar algumas consequência de privações emocionais.
A agressividade é uma reação à frustração que se manifesta tanto nos adultos como nas crianças. Nas crianças, se manifesta principalmente nos movimentos bruscos que não tem o objetivo de ferir mas sim de explorar. Com o tempo, na criança, a agressão volta-se de fato contra o mundo e tem comoque impulsos destrutivos contra o objeto (mãe).
Como a mãe e o ambiente acolhem e lidam com a agressividade da criança, é que vai influenciar em seu futuro como ‘’usá-la’’ como se tornar uma criança espontânea no uso de sua hostilidade, saber como controlar, e o respeito pelos outros descobrindo seus limites ou se tornar uma criança mais fechada, tímida, despreparada pra qualquer situação digamosassim.
A confiança que a criança tem que ter em seu lar é fundamental para seu desenvolvimento. A confiabilidade que ela encontra em sua mãe, em sua família faz com que ela cresça confiante e mais segura podendo se manifestar livremente, ao arrepio dos interesses e direitos das demais pessoas, ou ficariam represados, sob o poder opressor de um terrível superego.
O sentimento de culpa, éindispensável ao desenvolvimento do autocontrole e à maturidade psíquica, se se intensificar e tornar-se implacável envolverá angústia, ambivalência, e impulsos destrutivos contra o objeto, nesse casa a mãe.
A capacidade de envolvimento é o indivíduo se responsabilizar pessoalmente pela destrutividade que existe dentro de si. Isto é, a capacidade de se envolver, ser responsável por algo, de secolocar em comando dos próprios atos e não um lado negativo de impulsos e destrutividade é mais para um tipo de processo de revisão de conduta.
O desenvolvimento emocional surge desde quando o bebê nasce e tem contato coma sua mãe até então a fase adulta. Isto é a capacidade de desenvolvimento. Sua origem é quando a criança e descobre como ser distinto. Ao longo de seus anos e seu desenvolvimento acriança vai se tornando mais confiável, e vai formando seus próprios pensamentos, suas próprias vontades, sua própria personalidade.
A necessidade de dar e receber de uma criança é que define sua capacidade construtiva. Ao se desenvolver, a criança tem essa necessidade de conjugar, integrar e harmonizar. Isto é um equilíbrio importantíssimo para a saúde mental e adaptação social da criança quedeve se tornar permanente. Quando não se dão à elas essa oportunidade, causa-se a sensação de inutilidade, impotência assim nunca se sentirão potente e autoconfiante o que todos ser humano precisa ter.
Sobre a natureza da privação, é muito importante o convívio com a mãe ter amor e atenção na fase de desenvolvimento da criança, se não isso pode gerar problemas como vingança, consequentemente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Penal
  • TRABALHO PENAL
  • trabalho penal
  • Trabalho De Penal
  • Trabalho Penal
  • Trabalho Penal
  • Trabalho de penal
  • Trabalho de penal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!