Trabalho De Microbiologia C Lera FINAL

Páginas: 9 (2146 palavras) Publicado: 1 de abril de 2015
IFMT CAMPUS CUIABÁ – BELA VISTA
CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM QUÍMICA
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA APLICADA


PESQUISA SOBRE A CÓLERA



ANDRÉ LUIZ PEREIRA E WILLIAN MATOS











Cuiabá
Agosto de 2014

IFMT CAMPUS CUIABÁ – BELA VISTA
CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM QUÍMICA
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA APLICADA


PESQUISA SOBRE A CÓLERA


Pesquisa apresentada paraa disciplina de Microbiologia aplicada para obtenção de nota parcial do Curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Química ministrada pelo profº Glieber Beliene



ANDRÉ LUIZ PEREIRA E WILLIAN MATOS







Cuiabá
Agosto de 2014


Sumário
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
Contexto histórico 5
Definição 5
Etiologia 5
Formas de Transmissão 6
Período de Incubação 7
Epidemiologia 7
Mundo 7
Brasil eAmérica Latina 8
Atualmente 10
Sintomas 11
Diagnóstico 11
Tratamento 11
Recomendações 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14



INTRODUÇÃO

Desde o primeiro momento em que o ser humano surgiu, junto com ele surgiram algumas patogenias. Pode-se citar muitas, começando com a peste negra que causou muitas vítimas na Idade Média, até a ebola, que merece destaque na contemporaneidade. A cólera nãoé muito diferente, pois esta também provocou e provoca muitas vítimas. Ressalta-se as suas várias pandemias, bem como a bactéria causadora da doença e suas formas de transmissão.
Desta maneira, esta pesquisa busca definir esta doença, que é tão comum no cotidiano e pouco conhecida pelas massas, seus sintomas, prevenção, ou seja, suas características e geral. E a abordagem de forma clara e objetivafoi utilizada como instrumento diretor desta pesquisa.

DESENVOLVIMENTO
Contexto histórico

A cólera é uma doença que remonta a épocas anteriores a cristo, sendo descrita dos tempos do médico grego Hipócrates. Mas a origem da doença é relacionada a Índia, precisamente ao Vale do Rio Ganges. Nota-se que neste país asiático a transmissão da doença é milenar, mas os primeiros casos registrados peloseuropeus foram descritos pelo português Gaspar Corrêa, em 1503. Este navegador estava em Calcutá e notificou um caso no exército da cidade.
Efetivamente, essas investidas europeias nesses países asiáticos geraram um efeito de proliferação da doença. Isto ocorreu de forma mais acentuada com a investida de exploradores ingleses no fim do século XVII na região de Bengala, Índia. Deste modo, aoretornarem para a Europa, alguns desses indivíduos transmitiram a doença e o 1º caso, fora das dependências indianas, foi notificado em 1812.

Definição

É uma infecção intestinal aguda causada pelo Vibrio cholerae, que é uma bactéria capaz de produzir uma enterotoxina que causa diarreia. O V. chorelae pode ser de dois tipos: Vibrio cholerae O139 ou Vibrio cholerae O1.

Etiologia

O agente causadorda cólera é o Vibrio cholerae O1 toxigênico ou O139 com bacilo gram-negativo, com flagelo polar, aeróbico ou pode ser anaeróbico facultativo, ele também é conhecido como Bengal . A bactéria foi isolada por Koch por volta de 1884 no Egito e na Índia onde que na época era chamado de Kommabazilus que significa (bacilo com vírgula).
Portanto, existem dois biotipos de Vibrio cholerae O1. O primeirodeles, denominado clássico, foi descrito pelo Koch, e o segundo chamado de El Tor, isolado por Gotschlich em 1906, sendo tal procedente de peregrinos vindo de Meca. Ambos são indistinguíveis na forma bioquímica e antigenicamente; de forma igual, eles se enquadram na espécie Vibrio cholerae e integram o sorogrupo O1. O sorogrupo apresenta três sorotipos sendo eles Ogawa, Inaba e Hikjima. O biotipoEl Tor só foi aceito como agente etiológico em 1961 exatamente no início da 7ª pandemia.
Com relação ao biótipo, El Tor ele acontece de uma forma mais leve em relação ao biotipo clássico. A relação entre o número de doentes e o de portadores com o biotipo clássico é de ½ a 1/4, em relação ao El Tor a relação é de 1/20 a 1/100. O biotipo El Tor tem uma maior resistência a condições externas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Final de Microbiologia
  • C Lera
  • Biologia C Lera
  • Trabalho de microbiologia
  • Trabalho microbiologia
  • TRABALHO microbiologia
  • trabalho de microbiologia
  • Trabalho microbiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!