trabalho de electricidade

Páginas: 17 (4061 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
Introdução
Denominamos corrente eléctrica a todo movimento ordenado de partículas electrizadas. Para que esses movimentos ocorram é necessário haver tais partículas − íons ou elétrons − livres no interior dos corpos. A unidade padrão no SI para medida de intensidade de corrente é o ampère  (A). A corrente eléctrica é também chamada informalmente de amperagem.Corrente eléctrica





A corrente eléctrica  (AO 1945: corrente eléctrica)  é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica1 , ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial eléctrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela acção de um campoeléctrico ou outros meios (reacção química, atrito, luz, etc.)2 .
Sabe-se que, macroscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo eléctrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta superposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargaslivres.
Raios são exemplos de corrente eléctrica, bem como o vento solar, porém a mais conhecida, provavelmente, é a do fluxo de elétrons  ou electrões  através de um condutor eléctrico, geralmente metálico.
A intensidade I da corrente eléctrica é definida como a razão entre o módulo da quantidade de carga ΔQ que atravessa certa secção transversal (corte feito ao longo da menor dimensão de umcorpo) do condutor em um intervalo de tempo Δt.

A unidade padrão no SI para medida de intensidade de corrente é o ampère (A). A corrente eléctrica é também chamada informalmente de amperagem. Embora seja um termo válido na linguagem coloquial, a maioria dos engenheiros electricistas repudia o seu uso por confundir a grandeza física  (corrente eléctrica) com a unidade que a medirá (ampère). Acorrente eléctrica, designada por I , é o fluxo das cargas de condução dentro de um material. A intensidade da corrente é a taxa de transferência da carga, igual à carga dQ transferida durante um intervalo infinitesimal dt dividida pelo tempo.


Conceito de corrente eléctrica
Corpos que possuem partículas electrizadas livres em quantidades razoáveis são denominados, pois essa característica permiteestabelecer corrente eléctrica em seu interior.
Nos metais existe grande quantidade de elétrons livres, em movimento desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um () no interior de um corpo metálico, esses movimentos passam a ser ordenados no sentido oposto ao do vector campo eléctrico (), constituindo a corrente eléctrica.
Nas soluções electrolíticas existe grande quantidade de cátions eânions livres, em movimento é desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um campo eléctrico () no interior de uma solução electrolítica, esses movimentos passam a ser ordenados: o movimento dos cátions, no sentido do vector campo eléctrico (), e o dos ânions, no sentido oposto. Essa ordenação constitui a corrente eléctrica.
Nos gases ionizados existe grande quantidade de cátions e elétronslivres, em movimento desordenado. Quando se cria, de alguma maneira, um campo eléctrico () no interior de um gás ionizado, esses movimentos passam a ser ordenados: o movimento dos cátions, no sentido do vector campo eléctrico (), e o dos elétrons, no sentido oposto. Essa ordenação constitui a corrente eléctrica.
Tipos de corrente contínua
Com a finalidade de facilitar o estudo das leis que regem osfenómenos ligados às correntes eléctricas, costumamos adoptar um sentido convencional para a , coincidente com o sentido do vector campo eléctrico () que a produziu.
Consequentemente, esse sentido será o mesmo do movimento das partículas electrizadas positivamente e oposto ao das partículas electrizadas negativamente.
Corrente contínua
Corrente contínua (CC ou DC - do inglês direct...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade de vida no trabalho: caso de estudo electricidade de moçambique
  • Electricidade
  • Electricidade
  • Electricidade
  • electricidade
  • Electricidade
  • a electricidade
  • Electricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!