avaanhanguera

Páginas: 8 (1993 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
A hora e a vez das ciências da Terra
Os geocientistas são, hoje, essenciais na construção de um mundo sustentável.


A raça humana precisa do seu planeta. Dele dependemos totalmente, uma vez que a partir dele evoluímos, e apenas existimos por cortesia do auto-sustentável Sistema Terra.

A Terra é única, não só no Sistema Solar, mas, tanto quanto sabemos, no universo acessível. Não é só oúnico planeta que temos - é também o único planeta vivo que conhecemos.

A Terra fornece várias riquezas, sobre as quais temos muito mais a aprender - à medida que novas técnicas de pesquisa aparecem. Quanto mais aprendemos, mais compreendemos que, para a sobrevivência da Terra, devemos cuidar dela como cuidamos de nossos próprios filhos.

Tradicionalmente, os geocientistas estudam as rochas e ossolos da Terra, tentando compreender a história do planeta e a sua estrutura. Tentam decifrar, a partir dos registros nas rochas, tudo o que aconteceu no passado, desde a origem do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos. Procuram compreender os processos que criaram os minerais e as rochas, como os hidrocarbonetos e os metais, mas também como se formaram os solos, e mesmo a própria vida. Tendocomo base esses dados, podem compreender a idade do mundo e da vida, e perceber como é recente o momento a partir do qual os seres humanos passaram a existir.

Os geocientistas estão continuamente descobrindo e produzindo conhecimento de que todos nós desesperadamente necessitamos. Todas as matérias- primas de que a humanidade precisa e muito da energia que consome provêm da Terra - e são essescientistas que as descobrem. Com seus trabalhos de investigação fundamental e aplicada, eles constituem hoje a maior base de dados que já existiu a respeito do passado e do presente da Terra. Sobre esses cientistas recai também a grande responsabilidade de manter o Sistema Terra em funcionamento, garantindo a sobrevivência da humanidade - e da própria vida.

Por essa razão, as atividades queinterferem no equilíbrio desse delicado sistema devem ser uma preocupação global para nós. As ciências da Terra estão, assim, na vanguarda da compreensão de como o Sistema Terra funciona e na promoção de políticas de segurança - exemplificadas pela Cúpula de Johannesburgo (2002) e pelo trabalho do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU) na Cúpula Mundial sobre a Sociedade de Informação (2002).Hoje em dia, o trabalho dos geocientistas consegue abarcar todas as interações entre terra, vida, água e ar na construção de todo o Sistema Terra. Assim, as ciências da Terra não apenas procuram explicar o passado do planeta, mas também ajudam a prever e a gerir seu futuro.

Ao longo da história da Terra, muitos animais e plantas tornaram-se elementos geológicos - basta pensar na Grande Barreirade Coral ou nos depósitos mundiais de carvão. O homem constitui geologicamente, talvez, a espécie mais determinante de todas.

Em seus trabalhos, os geocientistas continuamente descobrem e produzem conhecimento de que todos nós desesperadamente precisamos. Por exemplo, o homem atualmente move mais materiais na superfície terrestre do que todos os agentes erosivos naturais. Entretanto, nossaespécie está esgotando o solo, a água e os recursos combustíveis, causando inundações e secas, produzindo resíduos e gases que causam o efeito estufa - perturbando, assim, o equilíbrio dinâmico do planeta. Contudo, para oferecer à crescente população um futuro seguro e próspero, são necessárias pesquisas mais intensas por nutrientes, energia, água, minérios e materiais de construção.

Esses recursoscontinuam a ser descobertos à medida que os cientistas desenvolvem seu conhecimento. Até agora, todas as previsões de esgotamento de tais recursos provaram estar erradas. Ainda não existe nenhuma razão para acreditar que a Terra não continuará a suprir nossas necessidades - desde que administremos esses recursos devidamente.

Como podemos explorar e nos beneficiar dos recursos do planeta sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!