Trabalho De Artes

Páginas: 2 (434 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
O Barroco na Europa




ARQUITETURA BARROCA
Na arquitetura barroca, a expressão típica são as Igrejas, construídas em grande quantidade durante o movimento de Contra-Reforma. Rejeitando a simetriado renascimento, destacam o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade conseguida através de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nasfachadas quanto no desenho dos interiores.
Quanto à arquitetura sacra, compõe-se de variados elementos que pretendem dar o efeito de intensa emoção e grandeza. O teto elevado e elaborado com elementos deescultura dão uma dimensão do infinito; as janelas permitem a penetração da luz de modo a destacar as principais esculturas; as colunas transmitem uma impressão de poder e de movimento.

ESCULTURABARROCA
Aura barroca teve um importante papel no complemento da arquitetura, tanto na decoração interior como exterior, reforçando a emotividade e a grandiosidade das igrejas.
Destaca-se principalmenteas obras de Bernini, arquiteto e escultor que dedicou sua obra exclusivamente a projeção da Igreja Católica, na Itália. A principal característica de suas obras é o realismo, tendo-se a impressão deque estão vivas e que poderiam se movimentar. As esculturas em mármore procuraram destacar as expressões faciais e as características individuais, cabelos, músculos, lábios, enfim as característicasespecíficas destoam nestas obras que procuram glorificar a religiosidade. Multiplicavam-se anjos e arcanjos, santos e virgens, deuses pagãos e heróis míticos, agitando-se nas águas das fontes esurgindo de seus nichos nas fachadas, quando não sustentavam uma viga ou faziam parte dos altares.


PINTURA BARROCA
A pintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas,nas paisagens nas naturezas mortas e nas cenas populares (barroco holandês). Por outro lado, a expansão e o fortalecimento do protestantismo fizeram com que os católicos utilizassem a pintura como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de artes
  • Trabalho de artes
  • Trabalho de artes
  • trabalho de artes
  • Trabalho de artes
  • Trabalho de artes
  • trabalho de artes
  • Trabalho de Artes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!