revolu o copernicana 1 trab metafisica I

934 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

UFMS

FILOSOFIA/2015
1º semestre

Metafisica
IMPACTO DA REVOLUÇÃO COPERNICANA NA METAFISICA

FRANK LIMA PERES

Campo Grande/MS
2015

1. INTRODUÇÃO
Em análise extraída do prefácio da Crítica da Razão Pura, de Kant, e desenvolve-se o tema a partir do que a passagem sugere. Seguindo a ordem lógica da própria passagem e limitando-se por seu conteúdo, procura-se mostrar como Kant elabora uma crítica direcionada a toda a tradição filosófica precedente no que diz respeito à metafísica; bem como a solução que ele apresenta, a saber, a proposta de reformulação da metafísica, invertendo da relação tradicional entre sujeito e objeto, considerada pelo próprio Kant como uma "Revolução Copernicana" da metafísica, dada a sua importância.
2. IMPACTO DA REVOLUÇÃO COPERNICANA NA METAFISICA
Em suma, a proposta de inversão da relação sujeito-objeto foi como uma Revolução Copernicana para a metafísica, permitindo examinar a possibilidade dos juízos sintéticos a priori. Kant acredita que tal revolução no modo de pensar a metafísica irá colocá-la no “caminho seguro da ciência”.
Deve-se verificar quais são as demais conclusões que se pode derivar dessa proposta de revolução, mostrando como ela também foi responsável por contribuições negativas. Por contribuição “negativa”, não se pode entender no sentido pejorativo, mas apenas enquanto esse novo método – a exemplo da lógica – limita e restringe o campo de atuação da metafísica.
Sem dúvida, Kant dá grande valor a esse lado negativo, na medida em que ele deve, pelo menos, evitar o erro. Se, além disso, ele torna possível algum conhecimento é ainda algo a se investigar na continuação da Crítica. Assumindo essa nova postura, não é mais possível arrogar, com a ambição dos antigos e medievais, bem como, dos racionalistas e empiristas modernos, algum conhecimento (acesso) acerca das coisas exatamente como elas são “em si”, mas apenas enquanto “fenômenos”, ou seja, como

Relacionados

  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas