trabalho de ambiente

Páginas: 5 (1079 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
BCT NOTURNO 2014.2

1- Os componentes do tripé da crise ambiental são: População, recursos naturais e poluição. A parte da população está ligada ao seu assustador crescimento exponencial, o que gera uma maior demanda de produtos, consequentemente um maior consumo de matéria prima e, finalmente, mais poluição. Os recursos naturais por sua vez, tendemao esgotamento, devido ao seu consumo exacerbado e ausência de um maior número de planos de reaproveitamento. Como resultado da utilização dos recursos naturais pela população surge a poluição. (ftp://ftp.cefetes.br/cursos/EngenhariaEletrica/Manuella/Crise%20ambiental.pdf)
2-a) Desertificação é um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processonatural.
b)Entre as principais causas responsáveis pela desertificação estão: Desmatamento de áreas com vegetação nativa, uso intenso do solo, tanto na agricultura quanto na pecuária, práticas inadequadas de irrigação e mineração.
c) No Brasil existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípiosde Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco.
(http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agropecuario/artigo_agropecuario/desertificacao.html)
3- Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.(http://www.brasilescola.com/geografia/inversao-termica.htm)
4- Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas. Ocorre devido à junção de diversos fatores como a poluição atmosférica, alta densidade demográfica, pavimentação e diminuição da área verde, construção deprédios barrando a passagem do vento, grande quantidade de veículos e outros fatores que contribuem para o aumento da retenção de calor na superfície. Exemplo: a cidade de São Paulo que é considerada uma ilha de calor. Como esta cidade tem grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fiqueacima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas. (http://www.infoescola.com/clima/ilha-de-calor/)
5- Decorre da liberação de óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e do dióxido de enxofre (SO2), sobretudo pela queima do carvão mineral e de outros combustíveis de origem fóssil. Um exemplo é quando a poluição de fábricas e veículosreage com o vapor de água das nuvens para formar os ácidos, ou seja, NO2 + H2O = HNO3 (ÁCIDO NÍTRICO) e SO2 + H2O2 = H2SO4 (ÁCIDO SULFÚRICO).
(http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/)
6- a) Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, é essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência e sem ele a Terra seria muito fria dificultando odesenvolvimento das espécies.
b) Ocorre quando os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos sobre a Terra, têm dois destinos, uma parte deles é absorvida e transformada em calor, para manter o planeta quente, e a outra é refletida e direcionada ao espaço, como radiação infravermelha. Mais da metade da radiação fica retida na superfície do planeta por causa da ação refletora de uma camadade gases que a Terra tem, os gases estufa, que agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
c) Atualmente são seis os gases considerados como causadores do efeito estufa: Dióxido de carbono (CO2), Metano (CH4), Oxido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ambiente de trabalho
  • Ambiente de Trabalho
  • Ambiente de trabalho
  • Ambiente de trabalho
  • Ambiente de Trabalho
  • Ambiente de trabalho
  • Um Ambiente de trabalho
  • Ambiente de Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!