Trabalho Completo ( Comp.Organizacional )

2890 palavras 12 páginas
1. Introdução

Existem algumas linhas predominantes de raciocínio sobre a personalidade, dentre elas a personalidade pode ser considerada tanto um produto de nossas predisposições inatas, quanto de nossas experiências de vida adquiridas à medida que cresçamos Fatores fisiológicos e sociais modelam nossa história pessoal e coletiva. Enquanto cada indivíduo é único em sua combinação desses fatores, existem certas características adquiridas que temos em comum com outros indivíduos de nossas famílias, subgrupos ou comunidades.
Com a escala e complexidade crescentes dos grupos sociais, a diversidade tenderá a prevalecer sobre a uniformidade. As pessoas tendem quase que naturalmente a associarem se com aquelas que têm atributos de personalidade similares, ao passo que podem se sentir distantes e menos confortáveis com pessoas que mostrem personalidades diferentes.
A personalidade de um indivíduo pode ser considerada como a combinação de um sistema de comportamento, aprendido e inato, que é característico de seu portador.
Não apenas os indivíduos, mas os grupos, organizações e culturas têm também suas personalidades. Como os biólogos que falam sobre atributos genéticos recessivos e dominantes, também podemos levantar hipóteses sobre traços de personalidade recessivos e dominantes dos seres humanos, fortemente influenciados pelo ambiente social e cultural. Traços de personalidade como introversão e extroversão, atitudes agressivas ou submissas, pensamento conservador ou reformador, podem ser facilmente identificados pelos membros.

2. Conceito Personalidade vem do latim, da palavra “persona” – máscaras usadas pelos artistas na Grécia Antiga, para representar nas peças teatrais os sentimentos como: alegria, raiva, choro, etc.
Com o tempo o conceito de personalidade foi se modificando, passando a ser descrito como a máscara que usamos para o mundo. Lembramos que todo ser humano é uma combinação de vários estilos de personalidades, que passa

Relacionados