religiao

Páginas: 27 (6670 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013
SANTO DAIME
Raimundo Irineu Serra, (São Vicente Ferrer, 15 de dezembro de 1892 — 6 de julho de 1971), mais conhecido como Mestre Irineu, foi o fundador da doutrina religiosa do Santo Daime que usa como sacramento a bebida chamada ayahuasca, batizada por ele de Daime, associada a orações e cânticos (hinos) a diversas divindades, caracterizando um culto resultante da mistura de diversas religiõese crenças indígenas, africanas e européias, predominam, no entanto, o Deus Pai,Jesus Cristo e Nossa Senhora, e os adeptos da doutrina a consideram uma doutrina cristã. Tem também grande influência do espiritismo.



- Os índios praticavam um ritual, com ayahuasca (planta alucinógena), e foi a partir desses cultos que o Mestre Irineu fundou o Santo Daime.
- origem: amazônia
- Na America doSul e na América Central
Ex: Incas



Raimundo Irineu Serra nasceu em São Vicente Ferrer, no Estado do Maranhão em 1892. No final da primeira década do século, embarcou para o então Território do Acre para trabalhar nos seringais, onde se estabeleceu próximo à cidade de Brasileia, na fronteira com a Bolívia. Foi ali que Raimundo Irineu Serra, teve sua iniciação com a ayahuasca (um dos muitosnomes da beberagem), recebendo a missão de uma entidade feminina associada com a Virgem Maria (Virgem da Conceição ou Rainha da Floresta) de expandir a doutrina e utilizar todo o conhecimento nela inserida para a cura.
Mestre Irineu não inventou a ayahuasca, foi apenas responsável pela cristianização do seu uso, rebatizando a bebida a partir do rogativo "Dai-me Amor", "Dai-me Firmeza".
A novaseita religiosa mesclou elementos culturais diversos como as tradições caboclas e xamânicas, o catolicismo popular, o esoterismo e tradições afro-brasileiras.
Na década de 1930 inicia seus trabalhos espirituais com um pequeno grupo de seguidores nos arredores de Rio Branco e, com o passar dos anos, viu esse grupo aumentar em tamanho e importância no cenário acreano. Raimundo Irineu Serra faleceuem 6 de julho de 1971.



EX2:TRIBO KAXINAWA (Acré)
Aqui perto de São Paulo na Aldeia da Serra -> Um Pajé cordena o ritual. (não é uma tribo inteira, ele traz tudo que é necessário para o ritual do Acre)

- Ayahuasca: “cipó das almas”
- cruza o plano espiritual e o nosso.
- 1º droga alucinógena a ser discriminalizada para uso religioso
- DMT

*vídeo* -> 03:17 até 04:20http://www.youtube.com/watch?v=N8XHzMG13ds











Ayahyasca:
Era utilizada pelos incas ou, melhor, pelo complexo histórico cultural assim denominado. Segundo Darcy Ribeiro , apesar das diferenciações linguísticas e das variantes culturais e nacionais, o bloco inteiro deve ser encarado como uma só macro-etnia: a neo-incaica. Numa avaliação que fez em 1960, publicada no livro "As Américas e acivilização", encontrou-se uma população de 15,5 milhões de habitantes, na área montanhosa de 3 000 km de extensão que vai do Norte do Chile ao Sul da Colômbia, cobrindo os atuais territórios da Bolívia, Peru e Equador. Destes, 7,5 milhões são considerados indígenas, 3 milhões, brancos por autodefinição e 5 milhões de mestiços.
A ayahuasca é utilizada tradicionalmente em paísescomo Peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Brasil e ainda por pelo menos 72 diferentes tribos indígenas da Amazônia.
Seu uso se expandiu pela América do Sul e outras partes do mundo com o crescimento de movimentos religiosos organizados, sendo os mais significativos a União do Vegetal, o Santo Daime e A Barquinha, além de dissidências destas e grupos (centros, núcleos ou igrejas) independentes que o consagram em seusrituais.

O nome ayahuasca designa tanto o cipó como a bebida dele preparada. Entre as traduções para esse nome, estão "cipó do homem morto" (aya significando "espírito, morto ou ancestral" e huasca significa "vinha ou corda"), "liana das almas", "cipó dos espíritos", "cipó da pequena morte", "vinho da alma". Os nomes além do significado literal referem-se a elementos de significação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • religiao
  • religiao
  • Religiao
  • religiao
  • religião
  • Religião
  • religião
  • Religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!