TRABALHO CENTRO UNIVERSIT RIO CLARETIANO 2

554 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA.

Nome: Elisangela Rodrigues dos Santos.
RA: 1137865.
Turma: Licenciatura em Pedagogia.

Atividade no Portfólio.
Descrição da Atividade.
Com base nas leituras realizadas, elabore uma dissertação de no mínimo duas páginas apresentando a conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo.

CONCEITOS DO SER HUMANO E SUAS MUDANÇAS
A concepção de homem se apresentada pelo sistema dominante nem sempre é compatível com o que ele pretende para si mesmo, e enquanto a sociedade atual apresenta o ser humano de modo fragmentado alguns pensadores acreditam que o ser homem se resume em uma pluralidade de dimensões e que o homem é uma totalidade concreta, não um homem fictício. O ser humano é um ser em construção com grande potencial para a mudança.
Em todas as épocas da história pode-se perceber a preocupação que o ser humano tem quanto a sua origem. Temos como fundamentais três concepções do homem: o homem em relação a Deus, o homem com característica própria e o homem segundo a capacidade de autoprojetar-se. Mas antes de dar continuidade, primeiramente precisamos entender o que é a pessoa? A pessoa é um ser único e irreptível, não há outra pessoa igual à você, nem outro eu igual à mim, você é você e eu sou eu.
Desde a Antiguidade, o homem é apresentado tentando descobrir sua origem. No Pensamento Grego o homem era entendido como o eixo unificador da ordem universal, mas o que o caracterizava era a própria essência, a alma.
No Pensamento Cristão encontramos a visão de homem como pessoa, resultado da experiência do diálogo entre Deus e o homem. No Renascimento predominava o humanismo, onde o homem era visto como situado no mundo. Na Idade Moderna a sociedade torna-se antropocrática, onde o homem é o centro da sociedade, já na Pós-Modernidade o homem se vê diante da vida, da sociedade, de si mesmo e não encontra mais nenhuma segurança que lhe dê sentido para sua existência no mundo.
Na

Relacionados

  • recreaçao e lazer
    308 palavras | 2 páginas
  • ERGONOMIA
    1920 palavras | 8 páginas