TRABALHO ATUADORES 4 ANO N O MEXA

567 palavras 3 páginas
ATUADORES
LUAN LIMA
MATHEUS PRADO
PAULO ANDRÉ
LUIS EDUARDO
LUCA DE ALMEIDA
CLAUDIO GABRIEL

O QUE É?
Atuador é um elemento que produz movimento, atendendo a comandos que podem ser manuais, elétricos ou mecânicos. Como exemplo, pode-se citar atuadores de movimento induzido por cilindros pneumáticos (pneumática) ou cilindros hidráulicos (Hidráulica) e motores (dispositivos rotativos com acionamento de diversas naturezas), estes mecanismos transformam, em geral, a energia de entrada (diversas naturezas) em movimentos que se pode considerar energia cinética.
Também são atuadores dispositivos como válvulas,contatores, pás, cancelas ou qualquer elemento que realize um comando recebido de outro dispositivo, com base em uma entrada ou critério a ser seguido.
Modificam o ambiente com ações.

EXEMPLOS E APLICAÇÕES
Alguns exemplos são listados a seguir:






Mecânica - atuadores de plasma, atuadores pneumáticos, atuadores elétricos, motores, cilindros hidráulicos, atuadores lineares, etc.
Homem - músculos
Em Engenharia, atuadores são freqüentemente utilizados como mecanismos para introduzir movimento ou segurar um objeto para impedir o movimento.

TIPOS
Os atuadores podem ser divididos em:


Hidráulicos



Elétricos



Pneumáticos

-Lineares
-Rotativos
-Oscilantes

Atuadores Hidráulicos


Um atuador hidráulico é um dispositivo mecânico capaz de converter a energia hidráulica em energia mecânica com o intuito de gerar um movimento linear. A energia mecânica produzida é geralmente utilizada para levantar e transportar objetos, operação esta, que requer uma grande quantidade de energia.
Equipamentos pesados geralmente se baseiam em vários atuadores hidráulicos para funcionarem. Um trator, por exemplo, é capaz de levantar várias toneladas de entulho através dos atuadores encontrados em seu braço de elevação.

Atuadores Hidráulicos


Precisão e agilidade são duas vantagens adicionais das máquinas hidráulicas. O pistão é principalmente controlado por alteração da

Relacionados