Trab

Páginas: 2 (481 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
No que diz respeito à tutela Coletiva:
1-Como o CDC categoriza os interesses e direitos coletivos? Qual o objetivo dessa categorização?

O CDC os categoriza em: Direitos difusos, que são osessencialmente coletivos; direitos coletivos stricto sensu, que são os coletivos propriamente ditos e em direitos individuais homogêneos; que são de natureza coletiva apenas na maneira em que são tutelados.Essa categorização tem o objetivo de separar bem o interesse privado, em detrimento ao direito da coletividade em geral. Para ser mais palpável diferenciar o bem comum pertencente a cada um, do bem dacoletividade e com isso dar uma maior proteção a esses direitos de 3˚ geração. Facilitando o acesso a tutela jurisdicional, devido a essa a essa divisão.

2- O que são interesses difusos e quaissuas principais características quando se trata da defesa do consumidor?

São interesses que são comuns a uma coletividade. Tornando- os indivisíveis, indisponíveis e não permite transacionar. Ligandoa todos através do mesmo fato. Torna-se impossível a sua divisão, devido a sua indivisibilidade fática. Como também não se pode renunciar esse direito, justamente por ele ser um bem de todos. E entreas suas principais características estão: transindividuais, indisponibilidade, indivisibilidade e o fato de estarem ligados a uma circunstância de fato.


3- O que são interesses coletivos e quaisas suas principais características quando se trata da defesa do consumidor?

São os interesses transindividuais de natureza indivisível, pelo qual um grupo, categoria ou classe e titular dessedireito. Ligados entre si através de uma relação jurídica base (vínculo jurídico). As suas características são: De natureza indisponível, pois estão acima do interesse individuais e não permite transação;indivisível, por impossibilidade fática e resolvendo o problema de um, acaba resolvendo o de todos; sujeitos determináveis; e possível visualizar os titulares desse direito que é um grupo, categoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trab
  • trab
  • Trab
  • trab
  • Trabs
  • Trab
  • trab
  • Trab

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!